Cultura & Lazer Titulo Direitos autorais
Comitê nacional critica lei dos direitos autorais
23/06/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


"Lei cara de pau." É como artistas e representantes de entidades de defesa dos direitos autorais reunidos no Rio, anteontem à noite, para encontro do recém-criado Comitê Nacional de Cultura e Direitos Autorais, classificam o anteprojeto do MinC (Ministério da Cultura) para a reforma da legislação referente ao tema, datada de 1998.

Depois de uma semana esmiuçando o texto que está sob consulta pública no site do MinC (www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral), eles concluíram que a nova proposta flexibiliza demais os direitos, a ponto de colocar em risco a sobrevivência de quem vive de sua obra. Especialmente no caso de compositores que não fazem shows, cuja renda depende do pagamento pela execução de suas músicas.

Um ponto crucial para eles é a associação entre essa flexibilização e o acesso do público à cultura - o texto diz que a lei atenderá às "finalidades de estimular a criação artística e a diversidade cultural e garantir a liberdade de expressão e o acesso à cultura, à educação, à informação e ao conhecimento, harmonizando-se os interesses dos titulares de direitos autorais e os da sociedade".

"Eu acho muito interessante essa posição do Estado de dar acesso à cultura. Só não pode fazer isso com o dinheiro dos outros", disse Roberto Mello, presidente da Associação Brasileira de Música e Artes, um dos mais contundentes a discursar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;