Internacional Titulo
Zimbábue: governo cassa a nacionalidade de 86 mil britânicos
Do Diário do Grande ABC
13/05/2000 | 13:06
Compartilhar notícia


As autoridades zimbabuanas ordenaram a 86. 000 pessoas que mantinham dupla nacionalidade (britânica e zimbabuana) que renunciem à nacionalidade zimbabuana, alegando nao estarem em situaçao regular, perante as leis do país.

Este é mais um capítulo na campanha do governo do presidente Robert Mugabe contra os brancos, especialmente britânicos, desde fevereiro. Os brancos sao acusados pela situaçao de apoiar a oposiçao e contribuído na derrota do presidente Mugabe num referendo sobre a Constituiçao, realizado em fevereiro.

Num comunicado publicado este sábado pelo jornal governamental The Herald, a Oficina zimbabuana de Cidadania explica que estas pessoas nao renunciaram à cidadania britânica e portanto possuem a dupla nacionalidade.

Mas a dupla nacionalidade está proibida pelas leis zimbabuanas desde 1984. As autoridades haviam concedido aos britânicos um prazo de um ano, até o final de 1985, para renunciar a essa nacionalidade.

Até o momento, as autoridades locais haviam aceitado fornecer passaportes zimbabuanos aos que haviam renunciado à cidadania britânica, segundo a legislaçao do país, mas nao de acordo com a britânica.

Mas desde fevereiro o governo zimbabuano endureceu sua política em relaçao aos brancos, especialmente britânicos, acusados de apoio à oposiçao e de terem contribuído na derrota do presidente Robert Mugabe no referendo sobre a Constituiçao, celebrado em fevereiro passado. "Os cidadaos britânicos renunciaram de forma ineficaz à cidadania britânica, segundo a lei do Zimbábue sobre a cidadania (...) Portanto, sao considerados como residentes e nao como cidadaos do Zimbábue (...) e devem devolver seus passaportes", diz o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;