Cultura & Lazer Titulo
Mostra revê a verdade do mundo em 2003
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
Com AE
05/11/2004 | 10:11
Compartilhar notícia


Uma revisão dos acontecimentos que marcaram o ano de 2003 por meio do fotojornalismo. É isso o que proporciona a visitação à mostra da edição deste ano do World Press Photo, aberta nesta sexta ao público no Sesc Pompéia, em São Paulo, e em cartaz até 5 de dezembro, com entrada franca.

A exposição traz 201 imagens vencedoras do concurso anual World Press Photo, promovido pela fundação de mesmo nome fundada em 1955 na Holanda. Esta é a 47ª edição do evento, considerado o Oscar da fotografia.

As cenas em exibição na capital foram selecionadas entre 63.093 inscritas, assinadas por 4.116 fotógrafos de 124 países.

O fotógrafo francês Jean-Marc Bouju foi o grande vencedor. Ele captou a imagem de um homem com a cabeça encapuzada consolando uma criança assustada, de 4 anos, cena que registra ainda os arames farpados enrolados que servem de defesa a uma prisão norte-americana no Iraque.

Essa foto antecipa em alguns meses o escândalo provocado pelo vazamento das imagens feitas por soldados norte-americanos das torturas nas prisões iraquianas.

Mas nem só de denúncias é feita a mostra, formada por exemplares das dez categorias do concurso: Arte e Entretenimento, Notícias Principais, Notícias Gerais, Pessoas, Esporte em Ação, Esporte em Detalhes, Fatos Contemporâneos, Dia-a-Dia, Retratos e Natureza. Os eventos políticos e sociais e os esportes são os assuntos mais destacados na exposição.

Uma curiosidade: entre as imagens inscritas no concurso, 80,7% são em formato digital, o que representa um crescimento de quase 12 pontos porcentuais em relação ao ano anterior.

Vale dizer que as fotos vencedoras em outras edições do evento foram exibidas no Brasil de maneira esporádica: a última dessas mostras ocorreu em 2002, no Sesc da Vila Mariana.

Para este ano, o Sesc custeou a vinda da exposição para São Paulo, cidade que entra na lista de 80 cidades do mundo que receberão o evento.

World Press Photo - Exposição de fotojornalismo. No Sesc Pompéia - r. Clélia, 93, São Paulo. Tel.: 3871-7700. De terça a sábado, das 9h30 às 20h30; e domingos e feriados, das 9h30 às 19h30. Entrada franca. Até 5 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;