Diarinho Titulo Tem solução
Por que algumas pessoas têm medo de escuro?

Complicação se desenvolve frequentemente entre as crianças por conta da grande imaginação da faixa etária e pode ser resolvida

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
16/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/DGABC


Algumas pessoas possuem medo do escuro não exatamente por conta de algo ruim de um ambiente sem iluminação, mas, sim, devido às possibilidades do que pode existir nele e não podemos ver. Segundo o dicionário, a palavra escuridão remete a lugar com ausência de luz e, por conta disso, é bem difícil saber o que há ou está nesse local. Trata-se de complicação que envolve receio existente no instinto (impulso interno de cada espécie animal) do ser humano de se lidar com possíveis ameaças desconhecidas.

O horror dentro dessa situação é capaz de ocorrer em todas as idades. Ele se desenvolve frequentemente entre as crianças muito devido a imaginação supercriativa característica da faixa etária, com os pensamentos e ideias sendo capazes de construir diversos tipos de fatores a serem temidos, a exemplo de monstros e fantasmas inexistentes.

Esse tipo de problema é sério o bastante para influenciar no desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida em questões como confiança, formação de personalidade e coragem para enfrentamento de riscos.

O fato pode ser complicado quando há exposição da pessoa de maneira irresponsável e traumática em determinados momentos quando o medo se mostra real. Eventualmente, sua evolução representa sintomas maiores e mais complexos, além de perda de controle.

Apesar dos perigos da complicação, é possível deixar de ter medo do escuro. Para ajudar o paciente diagnosticado, pessoas próximas do indivíduo podem reforçar a inexistência de riscos reais no universo da escuridão e fazer com que todos tenham essa percepção.

Sessões de filmes de terror fazem com que o cerébro coloque o espectador em falsa situação de ‘risco’ sobre o que está por vir. Essas produções brincam com a ansiedade de não se saber o que irá acontecer no instante seguinte de uma cena e com o fato de não haver controle sobre determinados momentos de tensão, assim como ocorre quando estamos no escuro. A imaginação torna real o que existe na fiçção. É importante saber que as luzes do esclarecimento fazem com que nada desconhecido dentro desse contexto seja ameaçador. 

Consultoria de André Correia, psicólogo clínico, de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;