Memória Titulo MEMÓRIA
Gava, Fattori, Rodrigues: Gente do ABC...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


No campo da memória, coisas boas e ruins ocorreram no nosso período de férias. Amanhã, com dor no coração, homenagearemos dois nomes importantes que partiram.

Neste domingo, destacamos três pontos positivos: os 104 anos de João Gava, nosso memorialista mais antigo, nascido em 26 de abril de 1913; os 80 anos de Hermenegildo Fattori, este tão criativo integrante do Casa (Clube Amigos de Santo André); e os 70 anos do casamento de Mário Porfírio Rodrigues, que faz parte, portanto, do centenário do Distrito de Paz de São Caetano (1917-2017).

Mário, Fattori e Gava estão bem, muito bem. Otimistas, sempre. Entusiastas. Guerreiros. Vontade de viver. Gente como os três devem estar sempre neste espaço, para que seus exemplos frutifiquem, multipliquem-se, sejam absorvidos por muitos de nós que, às vezes, deixam-se dominar pelo desânimo.

104 ANOS

João Gava. O moço do bairro dos Meninos, criado na Vila Conceição, profissionalizado na Vila, é algo fantástico. Gente: são 104 anos de idade do homem que todo mês vem de ônibus de Santos para participar de reuniões de memória em São Bernardo – sempre encontrando tempo para uma visita ao Cemitério-Museu de Vila Euclides.

E aproveitamos para explicar: Meninos, hoje Rudge Ramos; Vila Conceição, hoje Diadema; Vila, hoje e sempre São Bernardo.

91 ANOS

Mário Rodrigues, 91 anos, fundador do Jornal de São Caetano. O que não deixa balançar a memória claudicante dos que se esquecem que São Caetano deve, e muito, às lideranças autonomistas. Mário Porfírio Rodrigues costuma dizer: “Minha missão é manter viva a memória do movimento de 1948”. Que bom!

80 ANOS

Hermenegildo Fattori. Andreense. Nascido em 13 de abril de 1937. Toda criatividade do homem que se revelou um publicitário prático divulgando mensagens para cima, primeiro na sua banca de jornais na Avenida Perimetral, agora no seu bairro, Casa Branca, em Santo André. Um dos andreenses que carregaram a tocha olímpica pelas ruas de Santo André.

Trio de ferro

Gava, Fattori, Mário, vocês merecem um preito de reconhecimento. Felizmente – Memória aprendeu – temos muitos concidadãos como vocês. Este é o Grande ABC da memória preservada, de tantos e tantos filhos bons. Parabéns!

Crônica centenária

Como veem, Fattori é de Santo André; Gava, de São Bernardo, provisoriamente morando em Santos; e Mário Porfírio, de São Caetano, eventualmente morando na Capital.

A crônica que se segue cita o ABC dos três santos.

Aventura no ABC

Uma narrativa de João Gava

Aqueles rapazes de São Bernardo resolveram participar de um baile em São Caetano, sem saber que voltariam de ônibus, na manhã seguinte, de Santo André, além de fazer uma longa caminhada.

Seria a inauguração ou uma festa de gala na nova sede do São Caetano EC – nada a ver com o Azulão dos dias atuais. Aceitaram o convite para ir de São Bernardo a São Caetano na ‘baratinha’ do amigo Alfredo Copede.

Bela festa! Ocorre que Copede, solteirão convicto, arranjou companhia e avisou os amigos: “Vou para São Paulo, se virem”. Gava e Modolin ficaram na mão, 1h da madrugada na agora deserta São Caetano. Não havia mais ônibus.

Tiveram que ir até Santo André. Sabiam que junto à estação havia sempre um motorista de táxi de plantão, o Juca, que dormia no ponto. Já não havia mais trens. Que bela caminhada aquela. A pé, de São Caetano a Santo André. Chegaram exaustos, perto das 5h da manhã. E a aventura termina por aqui, numa corrida em direção à ainda chamada Vila de São Bernardo.


Diário há 30 anos

Quinta-feira, 7 de maio de 1987 – ano 29, edição 6435

ABC – Sabesp vai reativar obras da Estação de Tratamento de Esgotos do ABC, empreendimento parado e abandonado há cinco anos, apenas com 30% de suas obras civis terminadas.

Repórter Eurica Sisman entrevista Gastão Bierrenbach, presidente da Sabesp, que anuncia plano para a construção de coletores para receber o esgoto gerado em Santo André, São Bernardo e São Caetano.


Em 7 de maio de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: avanço das tropas franco-inglesas; mais de 5.800 prisioneiros alemães.

1957 – Fundada a Sociedade Amigos de Vila Baeta, em São Bernardo.


Hoje

Dia do Oftalmologista

Dia do Silêncio

Dia Nacional da Prevenção da Alergia.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Boraceia, elevado a município em 1959 quando se separa de Itapuí, na região de Jaú.


Municípios Brasileiros


Aniversariam hoje: Belém do São Francisco (Pernambuco), Colíder (Mato Grosso), Guamaré (Rio Grande do Norte), Lagoa Salgada (Rio Grande do Norte), Massaranduba (Paraíba), Monte Belo (Minas Gerais), Pedra Grande (Rio Grande do Norte), Pedralva (Minas Gerais), Rio Bonito (Rio de Janeiro) e São Joaquim (Santa Catarina).

Pedralva foi instalada como município em 7-5-1887, com o nome de São Sebastião da Pedra Branca. O atual nome foi oficializado em 1943.


Santos do Dia


Flávia Domitilia. Viveu no século 1. Uma nobre na época do Império Romano, convertida ao cristianismo e por isso exilada na ilha de Ponza. Ali sofreu martírio por se manter firme em suas convicções cristãs. Sobre ela escreveu São Jerônimo.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

Augusto

Gisela

Juvenal 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;