Internacional Titulo
Prazo de anistia russa nao inibe fim da luta na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
15/05/2000 | 14:20
Compartilhar notícia


Expira à meia-noite desta segunda-feira o prazo que as autoridades russas deram aos rebeldes da Chechênia para que aceitem uma anistia, mas as guerrilhas islâmicas continuavam atacando e tendo suas bases bombardeadas pelas forças russas.

Os avioes russos atacaram a zona do desfiladeiro de Vedeno, no Sul, durante várias horas depois que os rebeldes dispararam canhoes durante a noite vários postos de controle das tropas federais.

A Rússia afirmou que conseguiu esmagar a resistência rebelde nas montanhas, mas os franco-atiradores continuam em atividade e ainda ocorrem emboscadas aos militares.

Nos ataques da guerrilha na noite de domingo, vários soldados ficaram feridos e tiveram que ser hospitalizados em Mozdock, onde as forças russas têm seu quartel-general. Mas, os oficiais nao deram números de baixas.

As autoridades russas disseram que 150 rebeldes aproveitaram a oferta de anistia. As condiçoes eram de que entregassem as armas para serem libertados, desde que nao tivessem cometido crimes graves. A maior parte dos rebeldes rejeitou a proposta.

Enquanto isso, as tropas federais continuaram rastreando a regiao montanhosa e descobriram uma base rebelde na zona de Shatoi. Mataram cinco guerrilheiros e confiscaram grande quantidade de armas, disseram os militares.

Os soldados também destruíram 11 refinarias de petróleo clandestinas, operadas por rebeldes e outras pessoas que roubam petróleo dos poços e vendem combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;