Esportes Titulo
Pelé teme futuro do futebol brasileiro no exterior com a 'Máfia do Apito'
Raphael Ramos e Nelson Cilo
Enviados ao Guarujá
25/10/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


Tudo já se falou de Pelé – o brasileiro mais conhecido do planeta, o Atleta do Século, o Rei, tudo... Apesar de tantos predicados, Edson Arantes do Nascimento já encontra dificuldades para defender o nosso futebol no exterior. Nem o fato de o Brasil ser o único país a ter conquistado cinco Copas do Mundo e de se transformar no maior revelador de craques parece suficiente para que o verdadeiro dono da bola encontre argumentos para aliviar as críticas pessoais ao recente escândalo da Máfia do Apito. "É difícil querer reverter esse quadro. Há um momento em que você não tem como explicar. Só ganhar Mundiais e outros torneios não dá ajuda a esconder as coisas ruins", supõe.

Pelé aproveitou para desabafar durante a cerimônia de segunda-feira, na Câmara Municipal do Guarujá, em que ele recebeu o título de cidadão do município. O ilustre homenageado é proprietário de uma luxuosa mansão na cidade. A Prefeitura também cedeu, em comodato, um terreno – de 26 mil metros quadrados – para que Pelé lance, em 2006, a escolinha de futebol Litoral Futebol Clube no Jardim Conceiçãozinha. Os estudos de viabilidade estão bem adiantados. O projeto, que prevê parcerias internacionais, pretende aplicar um amplo trabalho social e esportivo.

Em meio à badalada solenidade, Pelé aproveitou para vincular o escândalo da arbitragem à atual crise política do governo Lula. "É terrível o que ocorre tanto no futebol quanto no cenário geral. Dos políticos, diria que existem os bons, mas a gente sabe que a maioria é corrupta. Isso é triste, muito triste", afirmou.

Na opinião de Pelé, o Campeonato Brasileiro é o grande prejudicado pela Máfia do Apito. "É lamentável o que acontece. É claro que estamos tristes. Só nos resta lutar para que tudo ainda mude no futuro", supõe. Nem o referendo sobre o comércio de armas escapou do tiroteio de Pelé. "Os deputados é que deveriam votá-lo. É como se atirassem uma bomba nas mãos do povo. Se é para aumentar o salário mínimo, nunca fazem consulta aos eleitores", compara.

Idade – Pelé, que domingo completou 65 anos, levou na brincadeira a constatação de que acaba de entrar na Terceira Idade. "Não queria falar disso (do aniversário), mas o prefeito (Farid Madi) tocou no assunto... Confesso que assimilei o golpe... Costumo dizer aos mais jovens que sou um homem forte, de Três Corações (cidade mineira onde nasceu)...". Pelé confirmou que pretende se aposentar depois da Copa do Mundo na Alemanha. Quanto à briga pelo título nacional, o Atleta do Século não acredita que o troféu esteja tão próximo do Corinthians. "É cedo para afirmar isso. Vamos aguardar", sugere.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;