Internacional Titulo
Vioxx deveria ter sido retirado do mercado há 4 anos
Por Da AFP
05/11/2004 | 11:17
Compartilhar notícia


O medicamento antiinflamatório Vioxx deveria ter sido retirado do mercado há quatro anos, já que existiam provas suficientes de que aumentava o risco de infarto do miorcárdio, afirma a revista Lancet.

O grupo farmacêutico americano Merck, que teve vendas de 2,5 bilhões de dólares com o Vioxx em 2003, decidiu retirá-lo do mercado mundial em setembro passado devido a um estudo que mostra um aumento dos riscos de acidentes cardiovasculares e de crise cardíaca nos pacientes depois de 18 meses de tratamento.

Mas, de acordo com o estudo difundido pela Lancet em seu site esta sexta-feira, "os dados mostram um aumento dos riscos de infarto do miocárdio depois de alguns meses de tratamento, e que esse risco é independente da dose".

O antiinflamatório Vioxx é prescrito fundamentalmente para tratar problemas reumáticos como a artrose.

"Não é certo que a Merck sobreviva a este crescente escândalo", afirma Richard Horton, chefe de redação da Lancet. Horton afirma que Merck e a agência americana responsável pelos medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), agiram de forma irresponsável.

No início de novembro, a FDA considerou que o Vioxx aparentemente provocou nos Estados Unidos 27.785 infartos do miocárdio e mortes por crise cardíaca entre 1999 e 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;