Setecidades Titulo Convênio
Combate a fogo em mata terá curso na região
Por Do Diário do Grande ABC
16/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do GT (Grupo de Trabalho) Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, vai oferecer 70 vagas para curso de formação de brigadas de combate ao fogo em mata.

A capacitação, que acontecerá nas dependências do Consórcio, nos dias 28, 29 e 30, e terá como alvo os integrantes do GT Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Serão disponibilizadas dez vagas para cada município. A formatura da brigada será no dia 30 de setembro, também na sede do Consórcio.

Todas as cidades da região, com exceção de São Caetano, têm focos de queimadas em mata. Nesse período de estiagem houve dias em que os bombeiros atenderam mais de 20 ocorrências.

Daí é importante as brigadas serem formadas ainda neste ano para que possam estar preparadas para as operações de 2011. Segundo o Capitão Eduardo Drigo da Silva, este ano já foram atendidas aproximadamente 650 ocorrências na região.

As queimadas agravam problemas de saúde, prejudicam a visibilidade nas estradas, empobrecem o solo, liberam gás carbônico, além de provocar incêndios, que podem atingir residências e fiações elétricas.

Durante reunião do GT, na última terça, o coordenador do grupo, Capitão Drigo, palestrou sobre o Projeto Município Verde Azul.

É um selo criado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente que facilita a obtenção de verba. A existência da brigada de combate ao fogo em mata é um dos requisitos que mais pontuam para a obtenção deste selo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;