Economia Titulo Mercado
Receita com prêmios de seguro cresce 19,8%
Por Da Agência Brasil
10/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A receita de prêmios do mercado segurador, apurada nos cinco primeiros meses deste ano pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), somou R$ 34,2 bilhões. O aumento foi de 19,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O prêmio é o dinheiro pago pelo segurado para que a seguradora assuma a responsabilidade de um determinado risco. A Susep é vinculada ao Ministério da Fazenda e tem a responsabilidade de controlar e fiscalizar este mercado.

O diretor da Susep, Alexandre Penner, disse que um dos principais fatores do crescimento do mercado nacional foram os chamados seguros populares, voltados às classes menos favorecidas, seguindo um trabalho que vem sendo aprofundado pela entidade. "É um trabalho em que a Susep se engajou muito no último ano. E o próprio mercado privado está com iniciativas interessantes nesse aspecto, apresentando à população de baixa renda qual é a vantagem do seguro."

Ele explicou que para a chamada nova classe C o seguro é uma forma de manter o padrão adquirido e não retornar à classe anterior. Penner citou, em especial, o projeto de educação do consumidor de microsseguro, direcionado à população de baixa renda e implantado em 2009 em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Penner revelou que funeral é um seguro que tem vendido muito nas populações mais carentes, além dos de residência e de acidentes pessoais, este último para cobertura, inclusive, de acidentes provocados por bala perdida.

O seguro prestamista, que cobre crediário, aumentou 28,6% entre janeiro e maio deste ano, em relação a igual período de 2009. "É um seguro que garante a dívida. Em caso de morte ou de invalidez do titular, o seguro cobre a dívida junto ao credor." O seguro turismo, também muito procurado pela nova classe C, cresceu 90,9%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;