Economia Titulo Previsão
Investimento voltará a níveis pré-crise neste ano, diz ministro
Da Agência Brasil
03/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A taxa de investimento vai superar a poupança interna, ampliando, assim, o déficit em conta-corrente, afirmou ontem o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa. As transações correntes são indicador importante por mostrar como andam as contas externas brasileiras. Barbosa lembrou que, durante a crise, houve queda tanto na taxa de investimento quanto na de poupança. Ele destacou que, para este ano, se espera recuperação do investimento ao nível pré-crise e também da poupança interna no Brasil.

"Com o crescimento, aumentam-se os salários. Aumentam-se os lucros retidos das empresas e a arrecadação do governo, com a geração do aumento da poupança interna do País", disse o ministro.

Neste ano, o BC (Banco Central) estima o déficit em conta-corrente em 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo Barbosa, esse nível de déficit é "perfeitamente" financiável pela entrada de capital externo, já que o Brasil é o principal destino dos investimentos internacionais com a crise na Europa e a recuperação lenta dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;