Internacional Titulo Solto
Talibãs desmentem detenção de líder

O porta-voz talibã afegão desmentiu notícia do The New
York Times sobre a detenção de um importante comandante

Da AFP
16/02/2010 | 08:31
Compartilhar notícia


O porta-voz talibã afegão, Yussuf Ahmadi, desmentiu nesta terça-feira notícia publicada por The New York Times sobre a detenção de um importante comandante islamita, numa operação realizada por forças americanas e paquistanesas no Paquistão.

Segundo o jornal americano, a operação permitiu capturar há dias Abdul Ghani Baradar, considerado o "número dois" dos talibãs afegãos.

"Os rumores que circulam sobre a detenção de Baradar são falsos. São uma grande mentira", disse Ahmadi em contacto telefônico, a partir de um local desconhecido.

Baradar "está no Afeganistão, onde dirige as atividades da jihad (...) Está aqui, conosco, em contato", acrescentou.

Baradar é a figura mais importante dos talibãs afegãos depois de Muhammad Omar, o fundador desse movimento expulso do poder pela invasão liderada pelos Estados Unidos no final de 2001.

Ahmadi acusou a imprensa americana de prestar-se a uma manobra para distrair a atenção da opinião sobre os problemas com que estaria se deparando a ofensiva lançada por tropas internacionais e afegãs no sul do Afeganistão.

"Há resistência muito forte em Marjah", assegurou o porta-voz talibã.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;