Cultura & Lazer Titulo Flávio Varani
Pianista veterano é o convidado da sinfônica
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Orquestra Sinfônica de Santo André retorna ao palco do Teatro Municipal no sábado e no domingo, sempre às 20h. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos.

Sob regência de Carlos Moreno, o grupo apresenta repertório formado por obras dos austríacos Mozart e Anton Bruckner, e do brasileiro Almeida Prado, referência no atual cenário erudito nacional. "Esse concerto é o maior desafio para nós nesta temporada, porque é extremamente exigente. Mas estamos entendendo que fazer obras desse porte é primordial para nosso crescimento", afirma o regente.

O pianista Flávio Varani, que celebra 55 anos de trajetória profissional, é o solista convidado. "Para mim, ele é um dos maiores pianistas quando se trata de interpretações de Mozart", elogia Moreno.

RELAÇÃO - A abertura do programa apresenta relação entre compositores. O tema Arcos Sonoros da Catedral Anton Bruckner, de Almeida Prado, foi composto em 1996 para homenagear o centenário da morte do compositor Anton Bruckner.

A composição foi escrita sob encomenda do então maestro da Orquestra Sinfônica de Campinas, Benito Juarez.

Na sequência, será apresentado o Concerto para Piano e Orquestra nº 21, em Dó Maior, escrito por Mozart, em 1785. O tema terá participação de Varani.

A Sinfonia nº 7, em Mi Maior, de Bruckner, encerra o programa. A composição integra o último grupo de sinfonias do compositor e estreou em 30 de dezembro de 1884. "Ela é de uma beleza incrível", define o maestro.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Sábado e domingo, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Grátis (retirada de ingressos nos dias das apresentações, com uma hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;