Economia Titulo Reflexos
Produção do setor químico cai 3,89%

Apesar de negativo, o resultado sinaliza uma recuperação do setor segundo dados divulgados pela Abiquim

Por
31/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O índice que mede a produção de itens químicos de uso industrial no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2009 com retração de 3,89% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares divulgados pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

O resultado, apesar de negativo, sinaliza uma recuperação nos indicadores do setor. No primeiro bimestre, último dado oficial divulgado pela entidade, a taxa de produção do setor havia apresentado queda de 19,80% em relação aos dois primeiros meses de 2008.

Outra sinalização de recuperação é o desempenho do setor quando considerados apenas os números de 2009, tendo como base os índices registrados em dezembro do ano passado.

De acordo com a Abiquim, o indicador que mede a produção da indústria química brasileira apresentou uma expansão de 35,06% em 2009 nesta base de comparação. "A produção havia exibido forte queda, da ordem de 30%, nos últimos meses do ano passado, atingindo o ‘fundo do poço' em dezembro de 2008, ocasião em que o índice de produção registrou o patamar mais baixo de toda a série acompanhada pela Abiquim", destacou a entidade.

A recuperação do indicador aparece na taxa de utilização do setor, que alcançou 83% em junho, após atingir o nível de 64% em janeiro. A taxa média de ocupação das instalações no acumulado do primeiro semestre ficou em 78%, contra 81% dos seis primeiros meses de 2008.

As vendas domésticas de itens químicos no primeiro semestre de 2009 tiveram retração de 21,52% ante o mesmo período do ano passado, mas apresentaram recuperação de 44,44% na comparação com os indicadores do final do ano passado, o que mostra uma expressiva melhora no cenário dos negócios desde que o setor sentiu os primeiros efeitos da crise econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;