Economia Titulo Poupança
Remuneração da caderneta 'é desafio a ser enfrentado'
26/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a questão da remuneração da poupança "é um desafio que de fato terá que ser enfrentado" neste momento de queda da taxa de juros. Ele advertiu, no entanto, que a proposta de mudar a tributação da caderneta, feita por alguns especialistas do mercado, não teria efeito imediato, pois existe o princípio da anualidade, ou seja, uma mudança agora nas regras do Imposto de Renda só entraria em vigor em 2010.

Atualmente, os rendimentos obtidos em caderneta de poupança pela pessoa física estão isentos do IR. Meirelles admitiu que a atual fórmula de remuneração da poupança é um problema que se coloca no momento em que o juro está em queda e o mercado prevê novos cortes na Selic. Para Meirelles, o País tem uma estrutura institucional montada para conviver com taxas de juros altas e agora isso terá que ser revisto. Segundo ele, essa "estrutura institucional" ainda é resquício do período de elevada inflação e indexação da economia.       




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;