Cultura & Lazer Titulo Teatro
Palavras de Beckett ressoam
Por
10/10/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Neste fim de semana, algumas palavras do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906- 1989) podem ressoar, num único dia, várias vezes. Isso porque estréia nesta sexta-feira, no Teatro João Caetano, Começar a Terminar, texto de Antonio Abujamra que reúne trechos de peças e romances de Beckett e, neste mesmo teatro, está em cartaz o infantil Eternos Vagabundos, com roteiro e direção de Pamela Duncan, igualmente baseado na obra desse autor. Mais: o infantil cumpre a partir de domingo temporada no Sesc Santo André.

O experiente Hugo Rodas, uruguaio radicado em Brasília, foi o convidado para dirigir Começar a Terminar que, além de Abu, tem em cena Miguel Hernandez e Nathália Corrêa. Essa dupla, com outros atores brasileiros, fundou em 2000, na cidade do Porto, em Portugal, a companhia teatral Anjos Pornográficos. Ali eles viram, interpretado por João Lagarto, o solo Beggining to End, criado originalmente por Beckett para o ator irlandês Jack MacGowran. Era uma costura de seus próprios textos que, como o título aponta, falavam sobre a finitude humana. "Isso se tornou comum, o teatro faz a toda hora: fragmentos de Shakespeare, Nelson Rodrigues, e outros."

Essa foi a inspiração para Abujamra criar seu próprio Começar a Terminar, a partir de textos de Beckett e outros de sua própria lavra. O espetáculo fez uma estréia infeliz no Porto Alegre em Cena, o festival gaúcho. "Tivemos pouco tempo para criar uma teatralidade apropriada ao roteiro", diz Hugo Rodas, convidado já na reta final.

"Busquei uma escrita cênica que melhor traduzisse o universo poético de Beckett a partir de dois elementos - a dupla de atores, que considero um único, e Abujamra", explica Hugo. "Foi desesperador criar em pouco tempo, mas gosto de ser desafiado."

Sua participação se limitou à encenação. "Não mexi no roteiro, procurei criar uma atmosfera condizente com o universo de Beckett, um autor da palavra. Tudo tem que ser preciso e concentrado", diz. Mas falar das limitações do homem não significa ser sisudo. "Há humor em Beckett e acho que depois do festival encontramos o tom."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;