Política Titulo
Obras de ex-prefeito darão tom da campanha tucana em S. André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
03/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O PSDB já definiu o tom que utilizará durante a campanha à sucessão em Santo André, a partir do meio do ano. A estratégia será a de enaltecer as obras realizadas pelo ex-prefeito Newton Brandão, novamente pré-candidato ao Executivo neste ano.

Desde que os tucanos definiram o nome para a disputa, na primeira quinzena de janeiro deste ano, a linha de atuação tucana ficou evidente. Na maioria dos discursos e entrevistas desde então, Brandão fez questão de dizer ter sido responsável pelas principais construções na cidade.

O partido chegou a desmentir que a estratégia seja a de focar as realizações de Brandão nas três gestões (1968 a 1972, 1983 a 1988 e 1993 a 1996) as quais esteve à frente do Paço, mas o próprio prefeiturável admitiu que o apelo durante processo eleitoral será neste sentido.

“Todo político fala o que irá fazer para a sociedade e para o bem do município. Comigo é diferente. Eu mostro o que já fiz e o que ainda posso fazer. Isso ficará evidente na campanha, pois muitos jovens ainda não conhecem o meu trabalho”, garantiu Brandão, que já se autodenominou um “tocador de obras”.

A maneira como o tucano defende suas realizações em Santo André lhe rendeu por parte dos adversários – nos bastidores – o apelido de “Maluf do Grande ABC”, em referência ao ex-governador e deputado federal que baseia suas campanhas dizendo ser o responsável pelas principais obras de São Paulo.

Brandão disse não considerar “pejorativa” a comparação. “Esse tipo de coisa não me ofende. Podem me comparar com quem quiserem. Não conheço o plano de trabalho do Maluf em São Paulo, mas sabemos que, assim como eu, ele é um tocador de obras.”

Realizações - Segundo Brandão, “todas as avenidas” de Santo André foram construídas por ele nas épocas em que esteve à frente do município – pelo extinto Arena e pelo PTB (em duas oportunidades). Em conversas, ele sempre destaca a importância, especialmente, das avenidas Perimetral, Prestes Maia e André Ramalho.

No plano da Educação, o tucano acredita ter sido responsável “no mínimo, por 90% das escolas públicas” da cidade. “Inclusive, quem levantou o prédio da Faculdade de Medicina do ABC foi o doutor Brandão”, costuma dizer. Na mesma área, o tucano critica o Cesa (Centro Educacional de Santo André) da Prefeitura. “Eles (PT) pintam o muro de algum colégio que eu fiz e trocam o nome para falar que têm projeto.”

Outro motivo de orgulho para o prefeiturável, segundo ele, é o fato de ter entregado à população “todas as bases policiais e ginásios” da cidade.

Para brigar pelo quarto mandato de prefeito, o tucano ainda aposta em uma aliança com o PTB, apesar das dificuldades existentes atualmente. Brandão quer o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PTB local, Aidan Ravin, de vice. No entanto, o parlamentar petebista não pretende abrir mão de entrar na disputa como cabeça de chapa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;