D+ Titulo Cinema
Em 'Divergente', é preciso mais do que audácia quando se é diferente

Inspirado em trilogia literária, primeiro filme da nova saga chega aos cinemas do Brasil

Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Imagine teste de aptidão em que quem completa 16 anos é obrigado a escolher não só o rumo profissional, mas a qual grupo vai pertencer para o resto da vida. A decisão é baseada na característica mais marcante. Tem quem nasceu para ajudar os outros (Abnegação), quem vê arco-íris em tudo (Amizade), aquele cujo dom é falar a verdade (Franqueza), outro que tem talento para os estudos (Erudição) e ainda os corajosos (Audácia).

Este é o pano de fundo de Divergente, primeiro filme, inspirado na trilogia literária (já disponível no Brasil) da norte-americana Veronica Roth, 25 anos. O longa chega aos cinemas na quinta (17), com a marca de US$ 140 milhões de bilheteria nos países em que estreou. Os próximos, Insurgente e Convergente, este último dividido em duas partes, serão lançados em março de 2015, março de 2016 e março de 2017, respectivamente.

Voltando à trama de origem, como todos à sua volta que vivem em uma Chicago futurista, sobrevivente de guerra e dividida em cinco facções, Beatrice Prior (papel de Shailene Woodley, nova queridinha de Hollywood) também passa pela tal escolha importante. O problema é que o teste dela dá um resultado raro: é uma Divergente. Beatrice se encaixa em todas as facções e ser Divergente na sociedade imaginária do filme significa ser incontrolável, um perigo para a paz.

Preocupada com a própria sobrevivência, a garota escolhe o grupo Audácia, onde é chamada de Tris. Lá – além de ficar amiga de Christina (Zoë Kravitz) e provocar a ira de Peter (Miles Teller), entre outros – passa por processo de autoconhecimento e se surpreende com tudo o que é capaz de fazer.

Quem também fica de queixo caído com as habilidades da loira é o misterioso Quatro (Theo James), um dos instrutores dos iniciados, que logo de cara ajuda Tris a se defender. Os dois se unem para melar os planos da Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição, que pretende exterminar os Divergentes e os bonzinhos da Abnegação.

A comparação entre Divergente e Jogos Vorazes é inevitável: ambos têm garotas como heroínas e discutem como os jovens precisam dar um jeito nas burradas dos adultos, mas não dá para assistir um pensando no outro. Divergente merece uma chance. A trama passa mensagens bacanas e nos faz pensar em como nos livrar dos nossos medos. Quem não leu os livros vai curtir, é tudo bem explicado. A química entre Tris e Quatro também é um dos pontos fortes da trama.

Quem é quem

Tris (Shailene Woodley) – Da Abnegação, descobre que é Divergente. Apaixona-se por Quatro.

Quatro (Theo James) – Ocupa um dos postos mais altos da Audácia e se apaixona por Tris.


Caleb (Ansel Elgort) – Irmão de Tris, escolhe a Erudição no teste. É bondoso e se arrepende dos erros.


Natalie Prior (Ashley Judd) - Mãe de Tris e Caleb, Natalie pertenceu era da Audácia, mas mudou-se para a Abnegação quando tinha 16 anos.


Andrew Prior (Tony Goldwyn) -  Pai de Tris e Caleb é um dos líderes da Abnegação. É corajoso e fará de tudo por sua família.

Marcus Eaton (Ray Stevenson) - É o líder da Abnegação. Sua esposa foi dada como morta há anos e ele teve um filho que mudou de facção contra a sua vontade.

Jeanine Matthews (Kate Winslet) - É a líder da Erudição e quer acabar com os Divergentes. Também pretende derrubar a facção da Abnegação.

Tori (Maggie Q.) – A tatuadora da Audácia é responsável pelo teste de vocação de Tris.


Christina (Zoë Kravitz) – Também resolveu escolher a Audácia e logo se torna a melhor amiga de Tris. Ela veio transferida da Franqueza.


Erick (Jai Courtney) – É um dos líderes da Audácia. Transferido da Erudição, fez parte da turma de iniciados de Quatro. É abusivo e cruel.


Peter (Miles Teller) - Peter quer ser o melhor da Audácia, nem que tenha que matar para conseguir isso.


Molly (Amy Newbold) – É uma das iniciadas da Audácia e a primeira a lutar contra Tris nos testes. O ‘santo’ das duas não bate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;