Política Titulo Transporte
Paço planeja envio do projeto da MauáTrans nas primeiras sessões

Governo Donisete promove no dia 12 prepara audiência sobre licitação das linhas de ônibus

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
28/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A Prefeitura de Mauá começa, de fato, a tirar do papel o projeto de reformulação do transporte coletivo municipal com a publicação, hoje, do chamamento para audiência pública no dia 12, às 10h. O encontro visa detalhar à sociedade mauaense o edital da licitação para renovar o serviço e o funcionamento da MauáTrans, empresa municipal que será criada. Logo que assumiu o Paço, Donisete Braga (PT) enfrentou problemas operacionais com as duas empresas que operavam as 43 linhas da cidade – Viação Cidade de Mauá e Leblon.

“Vamos explicar todo o procedimento e o que vamos querer das empresas no edital durante a audiência pública. Depois que realizarmos o ato, em seguida, vamos lançar a licitação”, garantiu o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT). As exigências previstas no certame são pautadas pela modernização do atual modelo de linhas de ônibus. “Vamos colocar a questão da integração com os trens (Estação Mauá da Linha 10-Turquesa da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e tem a questão dos abrigos (paradas)”, completou o petista.

O segundo passo administrativo será a criação da autarquia MauáTrans, que será responsável pela regulamentação, gerenciamento e fiscalização do transporte coletivo municipal. “O projeto de lei já está pronto. Será encaminhado à Câmara na primeira sessão do ano ou, no mais tardar, na segunda sessão. A empresa será parecida com a de Santo André (a SATrans)”, informou Edílson.

Líder do governo na Câmara, Marcelo Oliveira disse que está se informando junto ao Paço para detalhar a peça aos vereadores. “Vamos conversar na sexta-feira para ter mais detalhes e poder explicar aos parlamentares. Se tiver algum ponto difícil de entender, podemos chamar o secretário da área”, adiantou o petista. Donisete, que classificou a criação da autarquia como prioridade, havia prometido encaminhar a proposta em outubro, depois em novembro, mas detalhes técnicos atrasaram o planejamento.

As duas concessionárias das 43 linhas de ônibus de Mauá – Leblon (18) e Viação Cidade de Mauá (25) – foram declaradas inidôneas por supostas irregularidades no sistema eletrônico de bilhetagem e tiveram os contratos rompidos no ano passado. Para solucionar a questão, Donisete trouxe a empresa Suzantur para servir os itinerários em caráter emergencial.

A companhia já opera as linhas que estavam sob tutela da Leblon e, no sábado, assumiu mais oito que estavam sob comando da Viação Cidade de Mauá. A tendência é que todo o sistema seja operado pela Suzantur, que deverá receber mensalmente R$ 400 mil até a conclusão do processo de renovação da concessão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;