D+ Titulo Trampo
O que faz o farmacêutico?
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem se dá bem em química e curte saúde deve pensar em ser farmacêutico. O profissional, cujo dia é celebrado amanhã, é responsável por formular, analisar, pesquisar e observar a qualidade dos medicamentos. “Existe grande campo de atuação no mercado. Acredito que o farmacêutico tem papel fundamental na ajuda à população, já que é um dos profissionais mais acessíveis”, conta Marcos Machado, diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.

O farmacêutico pode trabalhar na farmácia atendendo às pessoas, nos hospitais e farmácias de manipulação formulando remédios, em análises clínicas laboratoriais, na indústria, na Saúde pública, na parte de estética, meio ambiente, agricultura e saneamento, entre outras opções.

Há cursos de graduação em Farmácia que duram de quatro a cinco anos, dependendo da carga horária. Também há técnicos em auxiliar de farmácia e pós-graduação. “É essencial que a pessoa sempre estude e faça cursos para se capacitar cada vez mais e se diferenciar na profissão”, enfatiza o diretor do conselho. O salário do profissional pode variar de R$ 2.500, no começo da carreira, até R$ 7.000, de acordo com o cargo.

Você sabia? – Há diferenças entre farmácia e drogaria. A primeira é o estabelecimento que possui laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados e também pode comercializar produtos industrializados. A segunda não tem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas, apenas vende produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;