D+ Titulo Redes Sociais
O Facebook já era?

Estudo revela que cerca de 3,3 milhões de jovens norte-americanos, entre 13 e 17 anos, excluíram perfis nos últimos três anos.

Caroline Ropero
19/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri


Tendências surgem a toda hora e o mundo virtual também está em constante transformação, com cada vez mais aplicativos e redes sociais. Nessa maré de novidades, o Facebook tem perdido adeptos. Segundo estudo divulgado na quarta (15) pela consultoria iStrategy, cerca de 3,3 milhões de jovens norte-americanos, entre 13 e 17 anos, excluíram perfis nos últimos três anos.

E a insatisfação não parou nos Estados Unidos. Mariana Godoy, 17 anos, de Santo André, acredita que o Face está perdendo força no mundo todo e terá o mesmo destino do Orkut. “Já não é mais tão descolado. Transformou-se em mar de publicidade, cheio de spam, notícias falsas e gente dramática. Embora ainda tenha conta, meu tempo on-line diminuiu.”

Da mesma forma que os jovens perderam o interesse, o número de adultos quase dobrou. A porcentagem de usuários com mais de 65 anos cresceu 10% no último ano nos Estados Unidos.
Essa, inclusive, é uma das razões para a galera ‘fugir’ da rede. “A graça era compartilhar fotos e vídeos com pessoas da nossa idade, sem alguém para dizer o que é certo ou errado”, acredita Mariana, que prefere Twitter, SnapChat, Whats App e Instagram.

Segundo a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, é natural querer privacidade. “A partir do momento em que o pai começa a vigiar o filho, ele não vai continuar na mesma rede. As opções aparecem e ele escolhe o que mais interessa.”

São 10 anos de vida virtual - Em 4 de fevereiro, faz dez anos que a rede social mais acessada do Brasil foi lançada pelas mãos do norte-americano Mark Zuckerberg. Sem pretensão, criado só para conectar alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o Facebook caiu no gosto do povo. Hoje, possui mais de 76 milhões de brasileiros cadastrados.

Outro aniversariante a assoprar o mesmo número de velas é o Orkut, que continua ativo, mas caminha para o esquecimento. Fundado em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, a plataforma já teve seus dias de glória. Foi a primeira rede social a conquistar os internautas do País. “O Orkut ensinou como funciona o mundo das redes sociais”, explica Marcos Hiller, coordenador do curso de Mídias Digitais da Escola São Paulo.

Ao longo dos anos, a sociedade tornou-se tão conectada que trouxe influências do mundo virtual para a realidade. “As redes apontam tendências, comportamento, linguagem e estilo de vida”, afirma Carla Falcão, palestrante e consultora em mídias sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;