Esportes Titulo
Em grupo da morte, Tigre almeja Série D

Ao lado de Santos, Portuguesa, Paulista e Ponte Preta, equipe espera surpreender

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
17/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O caçula entre as três principais forças do futebol do Grande ABC no cenário estadual será o único representante da região no Campeonato Paulista. E o São Bernardo não vai entrar para brincadeira. Pelo contrário. O Tigre, mesmo integrando o grupo da morte ao lado de Santos, Ponte Preta, Portuguesa e Paulista, vai buscar a tão sonhada vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe estreia amanhã, às 19h, contra o Botafogo, no Estádio 1º de Maio, e demonstra confiança de sobra não apenas para este primeiro desafio, como também os outros 14 que terá pela frente.

Para alcançar as metas, a diretoria trouxe sete reforços: o lateral-direito Rafael Cruz, o zagueiro Diego Jussani, os volantes Edson e Marino, o meia Erick Flores e os atacantes Márcio Diogo e Elionar Bombinha. Além disso, três atletas retornaram de empréstimo: o goleiro Wilson Júnior, o meia Bady e o atacante Diogo Acosta.

Estes dez, somados aos aproximadamente 20 que seguiram no elenco que conquistou a Copa Paulista, compõem o elenco do técnico Edson Boaro, que se mostra bastante confiante em chegar longe no Estadual.

“Temos objetivos. Buscaremos a classificação para a Série D e, ao mesmo tempo, a permanência na Série A-1 com mais tranquilidade. Mantivemos uma base da Copa Paulista e tentamos mexer o mínimo possível, fortalecendo o grupo. Ser campeão deu moral grande para todos”, destacou o treinador.

Com 11 concorrentes pelas duas vagas na Série D que o Estadual oferece, o Tigre precisa obrigatoriamente passar de fase para seguir sonhando. Mas, apesar das ambições, o time não terá tarefa fácil. Não bastasse dividir grupo com ao menos três equipes mais tradicionais (Santos, Ponte Preta e Portuguesa), com as quais terá de disputar as duas vagas da chave, a tabela prevê início de jornada complicado para o Aurinegro.

“Os primeiros seis jogos formam o momento mais difícil para nós no campeonato, porque serão quatro partidas fora (como visitante) e apenas duas em casa. Temos de ganhar os jogos contra Botafogo e Audax no 1º de Maio e depois buscar o máximo possível fora, sendo que um deles é contra o Corinthians. No futebol ninguém ganha por antecipação. É preciso cumprir as orientações e temos um grupo escolhido a dedo para fazer o melhor”, exaltou Boaro.

Pelo que demonstrou nos jogos treinos realizados durante a pré-temporada, o São Bernardo deve manter o esquema tático que o levou ao título da Copa Paulista, ou seja, atuando com três volantes. A possível escalação base do Tigre será Wilson Júnior; Rafael Cruz, Luciano Castán, Fernando Lombardi e Eduardo; Daniel Pereira, Marino, Edson e Bady; Careca e Márcio Diogo.

S.Bernardo esconde o jogo por precaução

Mistério e precaução. Essas eram as palavras de ordem no São Bernardo no treino de ontem pela manhã, no Estádio 1º de Maio. A atividade foi fechada à imprensa e apenas o trabalho final, já sem diversos titulares em campo, foi enfim liberado para a presença dos veículos de mídia. De acordo com o lateral-esquerdo Eduardo, tanta preocupação tem um motivo: o adversário da estreia no Paulistão conhece muito bem o Tigre, afinal o Botafogo é treinado por Wagner Lopes, que comandou a equipe aurinegra em 2013.

“Do outro lado tem um treinador que passou por aqui, então esse trabalho fechado é mais para posicionamento e bola parada, afinal é duelo importante e vamos fazer de tudo para estrear com vitória”, disse o jogador, que conhece como poucos o treinador rival, com quem trabalhou no Paulista de Jundiaí, no próprio Tigre (foi ele quem o trouxe) e até no Japão. “O conheço bem, mas espero agora ajudar o São Bernardo a sair com os três pontos contra ele.”

Na visão do técnico Edson Boaro, que trabalhou diretamente com Lopes – inclusive o sucedeu no cargo – o Botafogo virá com postura defensiva diante do São Bernardo.

“Conheço bem o Wagner e ele tem um estilo que prioriza a marcação forte. Mas nosso grupo está bem, preparado. Espero que a dedicação e o empenho que vêm demonstrando eles levem para o jogo, porque é fundamental começar com o pé direito”, recomendou Boaro.

Para a partida de amanhã, às 19h, no 1º de Maio, o São Bernardo não poderá contar com o atacante Elionar Bombinha, que sofreu uma entorse no joelho direito. Já o também atacante Gil trabalha intensivamente com o departamento médico para ao menos integrar o banco de reservas.

Estádio 1º de Maio é liberado, mas arquibancada nova ainda não

O Estádio 1º de Maio recebeu aval positivo do departamento de competições da FPF (Federação Paulista de Futebol) e foi liberado para receber os jogos do São Bernardo no Paulistão.

Segundo a entidade, o laudo de condições sanitárias e de higiene que estava vencido foi renovado e, desta forma, o local poderá receber normalmente a partida entre Tigre e Botafogo, amanhã, pela primeira rodada do torneio.

Por outro lado, o novo setor de arquibancada, montado provisoriamente no antigo setor de estacionamento, ainda não poderá receber público neste primeiro compromisso aurinegro.

O local, que poderá abrigar 1.920 torcedores, ainda não tem permissão do Corpo de Bombeiros para funcionar. Desta forma, o estádio são-bernardense estará apto, por ora, para 13.440 pessoas para o duelo contra o Botafogo.

De acordo com informações da diretoria, a Polícia Militar não permitirá as entradas de torcedores com camisas de clubes que não sejam São Bernardo e Botafogo de Ribeirão Preto, a fim de evitar confusões. Além disso, pede-se para chegar ao local com ao menos uma hora de antecedência em razão da revista. Os portões serão abertos às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;