Esportes Titulo Paulistão
Libertadores? O que
resta é o Paulistão

Fora do torneio continental, Santos, Palmeiras,
São Paulo e Corinthians vão priorizar Estadual

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
17/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Rafael Levi/DGABC


Visto com desdém pelos grandes clubes nos anos anteriores, o Campeonato Paulista desta vez terá sabor especial para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Isso porque nenhum dos times conseguiu classificação para a Libertadores deste ano. Assim, o Estadual será priorizado por ser a única competição do primeiro semestre – a Copa do Brasil, em 2014, será disputada durante todo o ano.

Corinthians, Palmeiras e São Paulo até chegaram a disputar a competição continental no ano passado, mas caíram nas oitavas de final.

O Verdão, o Timão e o Peixe também jogaram a Copa do Brasil, mas o Alviverde foi eliminado pelo Atlético-PR e os dois alvinegros foram derrotados pelo Grêmio.

O São Paulo ainda teve chance na Copa Sul-Americana, mas caiu diante da Ponte Preta na semifinal do torneio da Conmebol.

No Brasileirão, o melhor paulista foi o Santos, 7º colocado, seguido por São Paulo (9º) e Corinthians (10º). O Palmeiras disputou a Série B.

Para tentar chegar à glória do Estado, as equipes vão disputar um campeonato diferente dos anos anteriores, que tinha turno único e quartas de final, semifinal e final.

Em 2014, os 20 times foram divididos em quatro grupos de cinco. Em vez de se enfrentarem dentro das chaves, as equipes jogarão com adversários de fora dos grupos, totalizando, assim, 15 jogos para cada clube.

Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final e duelam entre si, em jogo único, para definir as semifinais.

A final será realizada em dois jogos, sendo o último deles em 13 de abril.

Já os rebaixados serão os quatro clubes que conquistarem menos pontos no torneio, independentemente do grupo.

REGIÃO E INTERIOR

Em 2014, o São Bernardo será o único representante do Grande ABC na Primeira Divisão do Estadual. O principal destaque do Tigre para tentar superar a campanha do ano passado, quando terminou em 12º lugar, é a volta do meia Bady, que estava emprestado ao América-MG.

No interior, além da Ponte Preta, o principal destaque é o Mogi Mirim, que conta com o atacante Fernando Baiano.

O jogador disputou o Paulistão pelo Tigre no ano passado, mas deixou o clube e foi para o futebol do Catar.

Já na Série A-2, a região terá dois representantes: o Santo André e o São Caetano, que tentam se reerguer após temporadas ruins em 2013.

A Série A-2 é disputada em pontos corridos pelos 20 clubes participantes. Os quatro melhores sobem para a Primeira Divisão do Estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;