Contexto Paulista Titulo
A força paulista na Copa

Das 32 seleções que irão participar da Copa do Mundo de 2014, 15 (quase a metade) ficarão hospedadas numa cidade de São Paulo. Isso mostra a força econômica e capacidade de oferta de serviços do Estado que responde por pelo menos um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do País.

Wilson Marini
13/01/2014 | 07:38
Compartilhar notícia


 Das 32 seleções que irão participar da Copa do Mundo de 2014, 15 (quase a metade) ficarão hospedadas numa cidade de São Paulo. Isso mostra a força econômica e capacidade de oferta de serviços do Estado que responde por pelo menos um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Por efeito, denota a importância do Interior não apenas no contexto nacional, mas continental e mundial.

 

Interior na Copa

Dez seleções (32% do total) optaram pelo Interior: Costa do Marfim (Águas de Lindoia), Japão e Rússia (Itu), França (Ribeirão Preto), Honduras (Porto Feliz), Nigéria e Portugal (Campinas), Bélgica (Mogi das Cruzes), Argélia (Sorocaba) e Colômbia (Cotia). Três ficarão no Litoral: México, Costa Rica (Santos) e Bósnia (Guarujá). E duas na Capital: Estados Unidos e Irã.

 

Se não chover

Sorocaba depende de São Pedro para fazer bonito na Copa. O Centro de Treinamento do Atlético Sorocaba, onde a seleção da Argélia ficará, está com as obras atrasadas. A principal delas é a construção do segundo hotel do clube, que era para ter sido entregue no dia 31 de dezembro, mas as obras atrasaram. O novo prazo é 31 de março. “Espero que não chova”, afirmou um diretor do clube. No local, também serão construídas academia e duas piscinas. Além disso, o clube pretende asfaltar a rua que liga os hotéis aos campos, que também serão revitalizados.

 

Investimentos

O número de investimentos realizados no Estado em 2013 cresceu 20% em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado pela agência Investe SP. Juntas, as empresas totalizam R$ 5,75 bilhões empenhados na construção ou ampliação de suas plantas com a geração de 10.026 postos de trabalho. Em 2012, foram anunciados 20 projetos, totalizando investimentos de R$ 4,2 bilhões.

 

Fim das armas de brinquedo?

Deputados estaduais derrubaram o veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao projeto de lei 942/2011, de André do Prado (PR), que proíbe a fabricação, venda e comercialização de armas de fogo de brinquedo no Estado. A medida passa a valer após a promulgação da lei pelo Legislativo. “Muitos assaltos têm ocorrido com o uso de armas de brinquedo pelos criminosos para intimidar suas vítimas”, argumenta o deputado. “Em tempos de busca incessante pela paz, não se justifica a existência de brinquedos que imitam armas nas mãos das nossas crianças, muito menos, servindo aos meliantes como objeto de intimidação e de favorecimento ao delito.”

 

Estradas

A qualidade das estradas paulistas é tema recorrente na Assembleia Legislativa, que divulgou nota na terça-feira para informar que, além de estar na pauta de diversos deputados individualmente e na atuação da comissão de transportes e comunicação, o tema levou à criação de frente parlamentar específica pela duplicação da SP-255, que liga Itaporanga a Ribeirão Preto, apelidada de Rodovia da Morte. Lideranças de Jaú elaboraram manifesto com o apoio de 53 entidades para a duplicação da rodovia. Como efeito, o governo estadual chegou a anunciar a duplicação no trecho de Barra Bonita, além de melhorias de Igaraçu do Tietê a São Manuel. O prazo é de 18 meses. Trecho na área urbana de Avaré será duplicado.

 

Ensino profissionalizante – 1

As novas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) que serão construídas em Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto poderão alojar também incubadora de empresas, se vingar proposta do deputado estadual Roberto Massafera (PSDB). Ele sugere ainda que as incubadoras funcionem em parceria com entidades como Fapesp, Agência de Inovação Inova Paula Souza, Sebrae; Desenvolve SP, CNPq e Embrapa. “Incubadoras de indústrias são oportunidade para pequenos empresários que querem começar seus negócios, além de proporcionarem o desenvolvimento econômico com incentivos à atividade empresarial e à geração de emprego e renda”, diz ele.

 

Ensino profissionalizante – 2

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), por sua vez, anunciaram a ampliação a mais 31 municípios paulistas neste ano. Os convênios de parceria com o Centro Paula Souza foram assinados no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Alckmin no dia 8, com a presença dos prefeitos. Os cursos são de Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade.

 

Correção

Sobre Rua Augusta, mencionada nesta coluna, o leitor Luiz Roberto Batista, de São Bernardo, lembra que a música foi composta por Hervê Cordovil e era sucesso cantado pelo seu filho, Ronnie Cord.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;