Setecidades Titulo Mobilidade Urbana
Travessia na Billings
terá mais duas balsas

Embarcações começarão a operar em fevereiro;
moradores da região reclamam das filas

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A partir de fevereiro, as travessias aquáticas na Represa Billings, em São Bernardo, ganharão mais duas balsas. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante evento em São Caetano. A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) irá operar as embarcações, que serão liberadas pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.). O aumento na capacidade de transporte dos veículos no bairro Riacho Grande é reivindicação antiga dos moradores, que chegam a levar até duas horas para chegar ao outro lado.

Existem três balsas na Represa Billings – todas operadas pela Emae. A João Basso, que liga o Riacho Grande ao bairro Tatetos, é a que registra demanda mais elevada. A Balsa Taquacetuba liga São Bernardo à Ilha do Bororé, enquanto a Balsa Bororé faz a travessia em direção ao bairro Grajaú, na Capital. Cada um desses pontos conta com apenas uma embarcação.

A previsão inicial é que os dois novos barcos sirvam as balsas João Basso e Bororé. No entanto, a Emae ainda fará estudos mais detalhados, o que pode resultar em remodelação dessa configuração. Após essa definição, a empresa iniciará obras nos pontos de embarque e desembarque, como instalação de novos atracadouros.

A Emae explica que as novas embarcações são autopropelidas, ou seja, têm autonomia para navegar sem a necessidade de tração. As três balsas que atualmente fazem as travessias na Billings precisam ser puxadas por um cabo de aço. Não foi informada a capacidade dos novos equipamentos. A Balsa João Basso pode transportar apenas 22 carros de cada vez.

Em julho, moradores do entorno do Riacho Grande paralisaram a travessia em protesto contra a lentidão do sistema. Na ocasião, o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, afirmou que precisaria da ajuda do Estado para executar medidas que facilitassem o deslocamento na região. Entre as alternativas cogitadas estavam a construção de ponte e a abertura de acesso da Estrada do Capivari para a

Rodovia dos Imigrantes.

Estrada Velha

Alckmin também anunciou nesta semana que, depois do Carnaval, a Estrada Velha do Mar será reaberta para visitação. O caminho histórico, de aproximadamente 10,5 quilômetros, liga São Bernardo a Cubatão. Alckmin garante que a via foi totalmente recuperada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;