Política Titulo SAÚDE
Após ofício de vereadores, UBS do Centro Alto será inaugurada em setembro

Convênio com Santa Casa possibilitará abertura do equipamento de Saúde

Por Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
19/08/2013 | 07:05
Compartilhar notícia


 Graças a uma proposta dos vereadores Edson Savietto, o Banha (PDT), e Paixão (PPS), o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), conseguirá realizar a primeira inauguração do seu governo. A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro Alto deve ser aberta ao público no dia 15.

Os parlamentares encaminharam ofício para a Secretaria de Saúde sugerindo que o setor fechasse convênio com a Santa Casa para viabilizar o atendimento no bairro. O equipamento estava pronto desde o ano passado, mas o Paço não poderia contratar funcionários para colocar na UBS.

Caso o concurso para os profissionais de Saúde fosse aberto, o comprometimento da receita líquida com folha de pagamento ultrapassaria 54%, o que fere a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O vereador Paixão explicou que a reivindicação dos moradores pela UBS é antiga. “Eu nem era vereador e já ouvia as reclamações dos munícipes que moram no Centro Alto. A região fica afastada. Para ir até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no bairro Santa Luzia) é preciso pegar dois ônibus e o acesso é complicado”, analisou o popular-socialista.

Banha, que é presidente do Legislativo, ressaltou que, ao perceber a demanda, ele e o colega tiveram a ideia do convênio. “O Koiti Takaki (secretário de Saúde) é uma pessoa democrática e gostou da iniciativa. Depois de conversar com o prefeito, eles resolveram fazer o contrato”, declarou o pedetista.

O convênio foi firmado por três meses e pode ser renovado por mais três meses. O valor mensal é de R$ 125 mil, conforme informado pela Prefeitura. A Santa Casa irá disponibilizar médicos, enfermeiros, seguranças e recepcionistas. A entidade oferecerá móveis e equipamentos. A UBS terá atendimento de clínico geral, pediatra e ginecologista.

O Paço mantém convênio com a Fundação do ABC pela contratação de 22 médicos para a rede de Saúde. O valor mensal é R$ 360 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;