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Empresas descobrem a internet
10/04/2007 | 07:24
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O comércio eletrônico brasileiro, que apresentou um crescimento de 76% nas vendas em 2006, não é território exclusivo das grandes varejistas. Seja como alternativa para entrar no mercado ou apenas como estratégia de negócio, muitas pequenas empresas estão optando por oferecer produtos e serviços na internet e assim, participar do bom momento que atravessa o comércio on-line no País.

Segundo a Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), já existem 14,9 mil pequenas e médias companhias que vendem na internet. “Apesar de responderem por apenas 20% do movimento total de vendas, a quantidade de novos empreendedores na internet vem crescendo muito”, afirma o consultor da Câmara-e net, Gastão Mattos.

Popularização - Os motivos, para especialistas, são a popularização desse tipo de negócio no País e o preço reduzido dos serviços de criação de lojas virtuais. “Hoje, com R$ 200 por mês, o empresário pode implantar um sistema de venda eletrônica”, diz o diretor do instituto de pesquisa E-bit, Pedro Guasti.

Em 2005, o carioca Fábio Seixas gastou R$ 20 mil para abrir sua loja virtual, a Camiseteria. Segundo ele, com esse valor, seria impossível inaugurar a loja física.

“A internet viabilizou nosso negócio.” Menos de dois anos após o início das atividades, o site, que vende camisetas com estampas feitas por usuários, recebe 12 mil acessos por dia. As visitas se convertem na venda de 1,8 mil camisetas por mês e num faturamento mensal de R$ 100 mil.

Para o consultor em tecnologia da informação do Sebrae-SP, Jorge Rocha, o comércio eletrônico traz muitas vantagens para o microempresário. Entre elas, o investimento inicial reduzido e a possibilidade de se atingir um público maior. Mas essa forma de negócio também impõe desafios.

“Tem de estar tudo funcionando direitinho. Caso contrário, pode ser desastroso”, diz Rocha. “Funcionar direitinho”, nesse caso, significa manter informatizados os sistemas de controle financeiro e de estoque, além de cuidar bem da logística de entrega.



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