Internacional Titulo
Dissidentes chineses são detidos por subversão
Das Agências
30/08/2001 | 09:08
Compartilhar notícia


Os dissedentes chineses veteranos Mu Chuanheng e Yan Peng foram formalmente detidos recentemente por subversão no leste da China, informou a esposa de um deles à AFP esta quinta-feira.

Zhong Xianye disse que o marido Yan Peng, detido em julho passado, foi preso formalmente no dia 23 de agosto, alguns dias antes de Mu Chuanheng.

A organização Human Rights in China (HRIC), com sede nos EUA, protestou por essas duas prisões, destacando que foram anunciadas no momento que o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, visitava o país.

Rogge afirmou em sua viagem à China que esperava que a organização dos Jogos Olímpicos (JO) de 2008 em Pequim melhorasse a situação dos direitos humanos no país, e as associações de defesa dos direitos humanos discordam desse ponto.

Mu foi detido há 15 dias em Qingdao (leste) depois de ter pedido publicamente a libertação de Yan Peng.

Mu Chuanheng começou sua atividade de dissidência participando da distribuição de panfletos durante a primeira "Primavera de Pequim", em 1979.

Durante as últimas semanas, pediu publicamente em várias ocasiões a libertação de Yan Peng, detido no dia 11 de julho na província do Guangxi por tentativa de emigração ilegal.

Mas ambos desmentiram que Yan Peng tenha tentado sair clandestinamente do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;