Internacional Titulo
Regulamentação alfandegária é obstáculo entre Mercosul e Can
Por Da AFP
04/08/2003 | 21:27
Compartilhar notícia


A disparidade entre as propostas de regulamentação alfandegária, que enfrentam o Mercosul e a Can (Comunidade Andina de Nações), é o principal obstáculo para o avanço das negociações entre os dois blocos sul-americanos, que estudam uma área de livre comércio para o fim de 2003, ressaltaram fontes dos dois mercados.

“O Mercosul pode oferecer até 80% de redução de impostos em sua proposta comercial, enquanto a CAN só pensa na possibilidade de 20% de cortes em seus produtos que fazem parte do intercâmbio bilateral com o bloco mais ao sul”, disse uma fonte ligada às negociações que pediu anonimato.

Os chanceleres do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e da Can (Bolívia, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia) se reuniram na segunda-feira na sede do primeiro bloco em Montevidéu, na tentativa de impulsionar as negociações de livre comércio iniciadas há oito anos.

O diretor uruguaio do Mercosul e Integração, Gustavo Banerio, disse, antes da reunião, que entre o Mercosul e a Can “os problemas continuam desde que se começou as negociações, até agora sem muitos avanços”.

“Há obstáculos muito complicados de serem superados em todo o processo de negociações”, ressaltou Banerio.

“A situação é complexa, pois os andinos pretendem estabelecer uma lista de mais de mil produtos e pedem a redução das tarifas alfandegárias em alguns setores que durariam até 2015”, frisou Banerio.

Contudo, os participantes da reunião de chanceleres dos dois blocos econômicos ressaltaram a vontade política de ambos os lados de prosseguir com a iniciativa.

Uma eventual área de livre comércio entre a Can e o Mercosul criaria um espaço comercial de 340 milhões de consumidores e com mais de US$ 900 bilhões de PIB (Produto Interno Bruto).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;