Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Dólar em declínio multiplica os negócios de intercâmbio


Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC

05/03/2006 | 08:08


A desvalorização do dólar, que até a última sexta-feira atingia 9,62% neste ano, está aquecendo o mercado para as agências de intercâmbio da região. Com a cotação mais baixa da moeda norte-americana, as empresas estão otimistas quanto ao crescimento nas vendas de pacotes e cursos no exterior e projetam um incremento de 40% na comparação com o ano passado.

“As pessoas que já planejavam fazer um programa no exterior se sentem incentivadas com a queda do dólar. A cotação da moeda já influencia no aumento da procura, principalmente desde setembro do ano passado”, afirma Cecília Campos de Paula, gerente da filial Santo André da STB (Student Travel Bureau).

A empresa oferece cursos de idiomas, programas de high school (correspondente ao ensino médio no país), au pair (para babás), extensão universitária e de trabalho remunerado. Segundo Cecília, o país que é alvo da maior procura é o Canadá. “É um dos pacotes mais baratos, o país não está envolvido em conflitos internacionais, e as escolas de lá investem cada vez mais em promoções”, diz.

A expectativa de crescimento é confirmada por Renata Bertoldo, assistente de Marketing da CI (Central de Intercâmbio), de Santo André e São Bernardo, empresa que também projeta incremento de 40% nas vendas deste ano. “Está bem mais acessível viajar, principalmente para a classe média”, afirma.

Renata aposta no crescimento da comercialização de programas como high school e junior program (adolescentes de 10 a 15 anos que ficam um mês no exterior a estudo e passeio). “Estamos fechando parcerias com escolas da região”, diz.

Já Denise Canassa, representante da EF no Grande ABC, prevê crescimento de até 60% nas vendas em 2006. Com loja em Santo André, a EF inaugurou nesta semana filial dentro do colégio Pueri Domus. “Atenderemos os alunos da instituição em todo o Grande ABC em diversos programas de intercâmbio”, diz.

De acordo com Denise, existe uma grande demanda por cursos de ensino médio em outros países e para os programas de verão que ocorrem em julho. “Programas no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os mais procurados”, diz.

Turismo – De acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicação trimestral elaborada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas, a expectativa do segmento para 2006 é aumentar o faturamento e o número de contratações no primeiro semestre. Das agências de turismo pesquisadas, 75% avaliaram que terão aumento de receita em comparação com os seis primeiros meses de 2005.

Os segmentos empresariais pesquisados – hotéis, restaurantes, operadoras, agências de viagens, promotoras de eventos, companhias aéreas e administradoras de atrações turísticas – esperam crescimento entre 3% e 11% no faturamento deste trimestre em relação ao último trimestre de 2005.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;