Cultura & Lazer Titulo
Niemeyer é o entrevistado de D’Ávila
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
16/05/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Prestes a completar 100 anos – no próximo dia 15 de dezembro – e com mais de 70 deles dedicados à arquitetura, Oscar Niemeyer é o convidado do Conexão Roberto D’Ávila, que será exibido nesta quarta-feira, a partir das 23h40, na TV Cultura. Gravada no escritório do arquiteto carioca, a entrevista terá como base a exemplar carreira do artista brasileiro, reconhecido mundialmente, e que continua em plena atividade – Niemeyer acaba de entregar a Minas Gerais um projeto para o centro administrativo do governo.

Além do bate-papo com o gênio, o Conexão colocará no ar depoimentos de alguns amigos que Niemeyer fez no decorrer da vida como Milton Nascimento, Ferreira Gullar e Domenico De Masi.

Carreira - Ao longo de seus quase 100 anos de vida, Niemeyer gravou o nome na história ao assinar projetos importantíssimos como o Conjunto da Pampulha (1940), o Conjunto Ibirapuera (1951), o edifício Copan (1951), a Casa das Canoas (1952), o Palácio da Alvorada e os principais prédios da Capital Federal (1957/58). Internacionalmente ganhou destaque ao realizar trabalhos arquitetônicos e urbanísticos em Nova York, Berlim, Líbano, Argélia, Itália e França.

Por essas e por muitas outras é que vale a pena conhecer e saber mais do homem que, além de sábio com os traços, o faz também com as palavras: “Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;