Cultura & Lazer Titulo
MPF entra com ação contra decreto da TV digital no Brasil
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/08/2006 | 17:28
Compartilhar notícia


O MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação junto à Justiça Federal de Minas Gerais contra o decreto que dispõe sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a escolha do padrão japonês para a TV digital brasileira.

Na ação, o MPF pede a nulidade do decreto. Ela sustenta que o ato “está repleto de ilegalidades” e aponta pelo menos cinco violações a diferentes leis e à própria Constituição.

Uma delas diz respeito à ausência de exposição de motivos no texto do decreto que embase as decisões tomadas pelo governo, ou seja, não aponta quais foram as razões que o levaram a escolher o padrão japonês de transmissão digital dentre os outros existentes no mercado mundial. Além do japonês, também existem o padrão americano e o europeu.

A ação argumenta que, dos três modelos existentes, o padrão japonês é o que possui a tecnologia mais cara. Um exemplo disso seria o decodificador, um aparelho capaz de traduzir os sinais analógicos em sinais digitais, que faz parte da transição para o novo padrão.

“A administração pública impôs graves encargos pecuniários a nada menos do que 169 milhões de brasileiros, que serão obrigados, nos próximos dez anos, a adquirir o mais caro dos receptores de sistema digital, sob pena de verem interrompido o serviço de radiodifusão”, afirma a ação.

Outro ponto da ação civil pública diz respeito ao fato de que, durante o período de transição da tecnologia analógica para a digital, as emissoras poderão operar em dois diferentes canais. Conforme argumenta o MPF, ao definir o canal de transição por um período de 10 anos, o decreto teria invadido “a competência exclusiva do Congresso Nacional”, responsável por deliberar sobre a renovação das concessões.

A televisão digital consiste na mudança do padrão tecnológico adotado pelo serviço público federal de transmissão de sons e imagens. Atualmente, as emissões chegam aos televisores através de ondas eletromagnéticas. Com a implantação da nova tecnologia, os sons e imagens produzidos pelas emissoras serão compactados e transformados em bits.

As escolhas da tecnologia podem proporcionar mais vantagens para o usuário do serviço, como a melhoria da qualidade de imagem, acesso a mais programações e a possibilidade de interação com os conteúdos transmitidos, a exemplo do que já acontece na Internet.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;