Nacional Titulo
Horário de verão termina na noite deste sábado
Por Do Diário OnLine
15/02/2003 | 10:45
Compartilhar notícia


À meia-noite deste domingo, os moradores de 13 Estados brasileiros das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste (apenas Bahia) deverão atrasar seus relógios em uma hora com o fim do Horário de Verão. A medida, que foi implantada no dia 3 de novembro, visa economizar energia.

O horário de verão está em vigor nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia e Distrito Federal.

Foi a 29ª vez que foi implantado o horário de verão no Brasil. A primeira aconteceu em 1931, sendo que desde 1985 ele vem sendo adotado sem interrupções. Tradicionalmente, o regime começa no mês de outubro. Em 2002, entretanto, a Justiça Eleitoral pediu para que o horário de verão começasse no primeiro final de semana após o segundo turno das eleições para presidente da República e governadores.

O principal objetivo do horário de verão é desconcentrar o horário de pico de energia elétrica (17h às 22h). No entanto, a medida resulta também em economia de eletricidade. No regime 2001/2002, por exemplo, obteve-se uma economia de 4,5% em relação ao consumo normal nos horários de pico – uma redução de 1.548 megawatts, equivalente à metade da demanda por energia da cidade do Rio de Janeiro.

Para o regime 2002/2003, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também espera uma economia de 4,5% no consumo durante o horário de pico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;