Cíntia Bortotto Titulo
Orientação vocacional e planejamento de carreira

Para descobrir a vocação, é importante que o adolescente olhe para si mesmo; Uma vez direcionada a profissão, é um bom momento para fazer um plano

Por Cíntia Bortotto
06/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Recentemente atendi uma jovem, linda, inteligentíssima e confusa consigo mesma. Ela podia escolher o mundo, mas estava insegura. Começou uma faculdade de Engenharia Química e trancou, pois estava intensamente infeliz. Fizemos o processo de orientação vocacional e, na sequência, o planejamento de carreira. Ela enxergou-se nos resultados dos testes, mas saiu da consultoria não só com o curso que ela faria escolhido; saiu com os próximos passos estabelecidos e com ideias de como conseguir viabilizá-los, tudo muito concreto. O impacto de se planejar a carreira logo após fazer a orientação vocacional é já se preparar para os próximos passos após a escolha. Este é um tema cada vez mais importante para pais e filhos.

Orientação vocacional é um processo que avalia potencialidades e inclinações comportamentais por meio de instrumentos conhecidos como testes psicológicos e inventários comportamentais. Com base nessa investigação, são traçadas possibilidades de correspondências e distâncias de carreiras profissionais conhecidas. É um processo importante, que pode ser potencializado com o planejamento de carreira.

Para descobrir a vocação, é importante que o adolescente ou o jovem olhe para si mesmo. Neste momento, alguns testes psicológicos e/ou inventários comportamentais podem ajudar, pois podem facilitar esse olhar para seus pontos fortes e aspectos comportamentais inerentes à sua personalidade. Além dos testes, são importantes conversas e a desmistificação de determinadas carreiras.

Uma vez direcionada a profissão, é um bom momento para se fazer um plano. Quanto mais concreto para o adolescente ou jovem profissional, melhor. Obviamente, não pode ser um plano engessado, mas algo pode ser alterado. O exercício de mostrar para aquele adolescente ou jovem a metodologia de se iniciar por um sonho, ou seja, o último cargo que se almeja ocupar e traçar um cronograma de "trás para frente", faz com que ele perceba quantas etapas e a importância delas para o progresso.

Às vezes, os pais falam para o adolescente que é importante estudar inglês, por conta do impacto desse conhecimento na carreira posterior. Para o jovem, é difícil de entender, até porque é uma realidade distante. Colocar no papel o passo a passo e quando ele utilizará o idioma e quanto tempo precisa para se preparar é fundamental para o entendimento.

Se você está por escolher sua profissão ou conhece alguém nesta fase, vincule a orientação vocacional com o planejamento de carreira. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;