Sua Saúde Titulo
Hérnia abdominal

É a protrusão anormal de uma estrutura do organismo...

Por Leo Kahn
28/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


É a protrusão anormal de uma estrutura do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido, podendo ser dividida em internas e externas. 

As hérnias abdominais são as mais comuns em nosso organismo e se manifestam como abaulamentos na parede abdominal, constituída geralmente por alças intestinais do intestino delgado, que é muito mais móvel do que o intestino grosso.

As hérnias externas são:
- A umbilical, que aparece através do umbigo, aonde não existe proteção muscular como no restante da parede abdominal. Se mantém fechado por uma fibrose constituída por tecido cicatricial. 
- Na inguinal há uma protrusão do conteúdo abdominal (intestinos e gorduras) para o saco herniário, que se situa logo abaixo da pele, sendo que no homem pode ocupar também o espaço na bolsa escrotal. 
- As incisionais surgem quando há cicatrização deficiente da ferida operatória em cirurgias abdominais. 
- As hérnias abdominais internas mais comuns são a hiatal (hérnia do estômago), diafragmáticas e hérnias que se formam dentro do abdome após cirurgias, existe ainda a hérnia congênita decorrente de má rotação intestinal ainda no período embrionário, que é extremamente rara.

SINAIS E SINTOMAS
- Nas hérnias internas a esofagite, dor e dificuldade para engolir. 
- Nas externas a dor pode ser aguda, tipo queimação ou contínua, piorando no fim do dia. Se continuar forte e contínua no local da hérnia com aumento do volume e vermelhidão local, pode ser um sinal de que a hérnia está encarcerada ou estrangulada. 
- O diagnóstico das hérnias externas é realizado pelo próprio paciente, geralmente este refere um aumento de volume que é percebido quando o mesmo permanece em pé ou quando faz esforço com o abdômen.
- Enquanto que nas hérnias internas hiatais pode ser realizado tanto pela endoscopia como pelo raio X de esôfago mais estômago, nas diafragmáticas pelo raio X de tórax e nas pós-cirúrgicas através de nova cirurgia.

SAIBA MAIS
- O mecanismo pelo qual a hérnia surge não é bem compreendido. 
- Nas hérnias externas existem complicações como o encarceramento e em estágio mais avançado o estrangulamento. 
- No estrangulamento ocorre diminuição da circulação sanguínea levando à morte do órgão herniado, um quadro extremamente grave e fatal. 
- Outra seria obstrução intestinal, sangramento, escoriações da pele e celulites.
- A margem do orifício por onde sai à hérnia denomina-se anel herniário. 
- Normalmente é fácil reintroduzir o conteúdo da hérnia externa para dentro do abdômen, a manobra chamada de redução. 
- A torção quando provoca obstrução intestinal, se caracteriza por cólicas abdominais e paradas da eliminação de gases e fezes.
- A hérnia inguinal acomete cerca de 15% das pessoas, sendo muito mais freqüente no sexo masculino. É mais frequente em trabalhador braçal, pessoas com constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doenças da próstata, do pulmão, coração ou fígado. 
- Se você apresentar sintomas procure imediatamente o seu médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;