Cultura & Lazer Titulo
Seminário debate a evoluçao do teatro
Mauro Fernando
Da Redaçao
13/08/2000 | 19:28
Compartilhar notícia


   Sábato Magaldi, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Autran, José Celso Martinez Correa, Augusto Boal e Antunes Filho, entre outros grandes nomes do teatro nacional. Com esse elenco de estrelas, o ator Celso Frateschi e o diretor Roberto Lage organizaram o seminário A Odisséia do Teatro Brasileiro, que começa nesta segunda no Espaço Agora, em Sao Paulo.

"A idéia é tentar colocar em evidência as linhas evolutivas do teatro brasileiro", diz Frateschi, ex-secretário de Cultura de Santo André. O seminário pretende traçar um panorama geral histórico e um perfil das produçoes atuais e, com isso, estabelecer um espaço de reflexao estética.

A ambiçao de Frateschi é pressionar por mudanças na conjuntura da política cultural do país. Para ele, é necessário firmar "uma visao contrária àquela que rege a sociedade mercadológica", além de retomar "o teatro como fator de formaçao cultural do brasileiro".

De acordo com o ator, o que falta à dramaturgia brasileira é "alimentar debates, voltar a pensar o teatro". Frateschi encara A Odisséia do Teatro Brasileiro como uma tentativa de "recuperar a dimensao ampla do teatro, que sempre ajudou a determinar os rumos culturais do país". Ele também critica parte da classe artística, mergulhada numa "discussao única, sobre fontes de arrecadaçao".

O evento está dividido em quatro módulos. Em Gênese, que abre o evento nesta segunda, o crítico e ensaísta Sábato Magaldi repassa a história do teatro brasileiro desde o século passado até a década de 40.

A Guerra de Tróia, o segundo, é composto por três encontros: Gianni Ratto e Fauzi Arap (terça), Aimar Labaki e Gianfrancesco Guarnieri (quarta) e Sérgio Carvalho e Fernando Peixoto (quinta). Eles vao abordar dos anos 40 aos 70, período no qual floresceram o TBC, o Arena e o Oficina, companhias que consolidaram o teatro moderno no país.

Telêmacos ou os Pretendentes de Penélope, também em três encontros, é a terceira parte. Enrique Diaz, Eduardo Tolentino e Antônio Araújo (sexta), Joao das Neves e Aderbal Freire Jr. (dia 21) e Márcio Souza e Luís Paulo Vasconcelos (dia 22) enfocam a década de 70 até os dias atuais.

Os Ulisses Retomam Itaca, a última parte, está desmembrada em quatro encontros. Paulo Autran (dia 23), José Celso Martinez Correa (dia 24), Augusto Boal (dia 25) e Antunes Filho (dia 26) falam sobre suas experiências no período da transiçao até a atualidade.

 A Odisséia do Teatro Brasileiro - Seminário. De segunda a 26 de agosto, sempre às 20h. No Espaço Agora - r. Rui Barbosa, 672, Sao Paulo. Tel.: 284-0290. Ing.: R$ 10 por encontro (R$ 100 pelo pacote de 11 palestras).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;