Economia Titulo
Produção de etanol terá primeira queda em 8 anos
12/08/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


A AgraFNP - empresa de consultoria técnica e econômica voltada para o setor de agronegócios - estima que a produção de cana-de-açúcar na safra brasileira de 2009/2010 deverá atingir 607 milhões de toneladas, 1,48% a menos que a estimativa anterior, divulgada em março. No Centro-Sul, a produção deve chegar a 543 milhões de toneladas, inferior em 6 milhões de toneladas aos dados previstos no fim do primeiro trimestre.

Segundo Bruno Boszczowski, analista da AgraFNP, a redução é resultado do grande volume de chuvas registrado na região Sudeste do Brasil em julho e também da fraca adubação realizada no final da safra. "Com menor disponibilidade de crédito, muitos produtores ficaram sem capital para realizar a adubação correta nos canaviais", disse.

A consultoria estima que a quantidade média de ATR (Açúcar Total Recuperável) por tonelada de cana está até 16 quilos abaixo da registrada na safra 2007/2008. Além das condições climáticas, o baixo índice de produtividade é reflexo da crise financeira que afeta o setor sucroalcooleiro com maior gravidade desde o fim de 2008, com impacto, por exemplo, na concessão do crédito para a adubagem e compra de implementos agrícolas.

A empresa também reduziu sua expectativa de produção de etanol na safra 2009/2010 em 600 milhões de litros em função desses eventos. A produção de anidro deve atingir 8,9 bilhões de litros, 190 milhões a menos que a primeira estimativa. A produção de álcool hidratado deve recuar para 17,9 bilhões de litros, 442 milhões de litros a menos que na projeção anterior.

"No total, a produção de etanol será menor que na safra passada. É a primeira queda em oito anos", completou. A produção de açúcar deve recuar para 36,1 milhões de toneladas, 200 mil toneladas a menos que a estimada no início do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;