Economia Titulo
Tognato volta após após 51 dias com a produção suspensa
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/06/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


A Fiação e Tecelagem Tognato, de São Bernardo retomou nesta quarta-feira a produção após 51 dias de paralisação. Todos os 76 funcionários ativos compareceram ao trabalho, de acordo com a empresa. "Voltamos nesta quinta-feira com 100% da força produtiva. Isso nos deixa otimistas quanto ao futuro da Tognato", disse um dos diretores da empresa, Joaquim Piveta.

Apesar da recente retomada, a empresa já anunciou que deve investir em breve para ampliar e melhorar a produção de colchas e cobertores. "Vamos estudar nos próximos dias tudo o que a empresa precisa. Acredito que no mês que vem já tenhamos uma idéia de quanto será necessário aplicar para o desenvolvimento da empresa", afimou Antônio Nicola Afini, diretor administrativo.

Os empregados decidiram voltar ao trabalho nesta terça-feira, após o pagamento da primeira parcela dos salários de abril e maio, que estavam atrasados. O acordo

prevê que o salário de maio será pago no dia 5 de julho, o de junho em 20 de julho, e o de julho no dia 5 de agosto. A partir daí, o pagamento estará normalizado, com adiantamento todo dia 20 e pagamento no dia 5 do mês subseqüente.

O que também possibilitou o retorno foi um acordo entre a arrendatária e acionista da empresa, Elizabeth Tognato, e a Walcar, proprietária do galpão onde a empresa estava instalada, no km 22 da via Anchieta. A Tognato foi despejada no dia 2 de maio passado. A dívida da Tognato em IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) e locação, segundo a Walcar, seria de pouco mais de R$ 1 milhão.

Mesmo com o acordo de salários atrasados, a Tognato ainda tem dívida trabalhista superior a R$ 2 milhões, somados os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que não são efetuados há cinco anos, as férias vencidas - alguns funcionários estão há três anos sem descanso anual - e o não-pagamento de 13º salário. Além disso, a empresa tem contra si três pedidos de falência em andamento.

O Sindicato dos Têxteis (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de São Bernardo e Diadema) informou que manterá o arresto concedido pela Justiça de São Bernardo na semana passada. A entidade quer garantir o pagamento dos funcionários no caso de ser necessária rescisão indireta do contrato de trabalho. Arrestar é apreender judicialmente um bem para garantir o pagamento de uma dívida por meio de ação judicial futura. 

História - A Fiação e Tecelagem Tognato é a mais antiga indústria em funcionamento no Grande ABC. Iniciou as atividades em Santo André, na primeira década do século passado, por volta de 1908 e 1909, transferindo-se no final dos anos 40 para São Bernardo, em um terreno na avenida Pereira Barreto. Em 2001, a empresa mudou-se para a via Anchieta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;