Setecidades Titulo
PM reforça segurança após roubos na região
Por Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A Polícia Militar reforçou a segurança na região central de Ribeirão Pires e no bairro Nova Gerty, em São Caetano, depois que moradores e comerciantes destas áreas reclamaram ao Diário da falta de ação da corporação e de possíveis ondas de assaltos que vêm ocorrendo nos últimos meses.

Ontem, a equipe do Diário percorreu os trechos apontados, constatou a presença das viaturas da Polícia Militar e algumas abordagens.

Na segunda-feira, representantes dos comerciantes de Ribeirão se encontraram com o comando da Polícia Militar na cidade para discutir alternativas para amenizar a sensação de insegurança e diminuição dos roubos a estabelecimentos no centro da cidade. "Precisamos de mais policiais na rua para inibir os crimes", defende Gerardo Pedro Sauter, presidente da Associação Comercial de Ribeirão.

A primeira ação da Polícia Militar foi a presença de 105 novos soldados fazendo rondas pela região central na quarta-feira e o início da operação Força Total - que visa combater a criminalidade em toda a região - saindo também de Ribeirão anteontem. "É uma forma de darmos mais visibilidade. Mostrar que a polícia está presente e pronta para atuar se necessário. Também é parte do programa de inserir esses novos policiais militares no efetivo. E muitos devem ficar por aqui mesmo, no Grande ABC", afirma o coronel Ademir Sanches, comandante do 30º Batalhão - responsável pelo patrulhamento em Mauá, Ribeirão e Rio Grande.

Uma nova reunião está marcada para a próxima segunda-feira na sede do Comando da Polícia Militar na região. Comerciantes, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Secretário de Segurança de Ribeirão, José Adão Alves, serão recebidos pelo coronel José Luís Martins Navarro, que comanda a corporação no Grande ABC. "Se a gente não reclama, a polícia não fica sabendo o que acontece. Tem muita vítima que não registrou boletim de ocorrência. Assim, a criminalidade abaixa no papel, mas não na prática", diz Sauter.

NOVA GERTY
As reclamações de moradores e comerciantes pela falta de segurança no bairro Nova Gerty, em São Caetano, também provocaram reforço no patrulhamento.

De acordo com o comando da Polícia Militar, viaturas de Força Tática e também da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) passaram a intensificar suas ações no local. Porém, não conseguiram impedir que oito bandidos assaltassem a agência do Banco Real na rua Visconde de Inhaúma e levassem cerca de R$ 320 mil no final da tarde de anteontem.

O crime fez com que outras viaturas da Polícia Militar fossem colocadas em pontos estratégicos do bairro com base em um mapeamento feito de acordo com a vulnerabilidade de cada local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;