Esportes Titulo
Contra degola, Azulão tem
a obrigação de bater ASA
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
15/10/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Trocadilhos à parte, o São Caetano terá literalmente de bater o ASA hoje, às 16h20, em Arapiraca, para levantar voo e sair da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. É que apesar da reação nas últimas rodadas, o time não conseguiu deixar as posições inferiores - é o 17º com 36 pontos - por causa dos critérios de desempate.EM

Embora tenha a mesma pontuação e número de vitórias, empates e derrotas do Icasa (16º na tabela), fica atrás no saldo de gols. Tem um negativo, contra um positivo do time cearense.

A situação do ASA também não é das mais confortáveis, já que ocupa a 14ª posição com 37 pontos e vem de duas derrotas seguidas fora de casa, diante do Paraná (3 a 1) e da Portuguesa (2 a 0).

No entanto, o técnico Márcio Araújo não se ilude com os resultados adversos dos alagoanos, que têm uma das melhores campanhas como mandantes. Dos 14 jogos disputados no Estádio Coaracy Fonseca, a equipe venceu dez, empatou três e perdeu apenas um, para a Ponte Preta, no primeiro turno. "É um time que tem de ser respeitado e é com esse respeito que vamos encará-lo", disse.

Para Márcio Araújo, não há fórmula secreta para derrotar o ASA. "Contra uma equipe que joga em casa com apoio da torcida, não tem outra saída. É marcar forte, como o Botafogo fez contra o Corinthians (quarta-feira) e não deixar de jogar, tem de agredir quando estiver com a bola."

O Azulão não contará com o zagueiro Thiago Martinelli e o meia-atacante Kleber. Os dois se machucaram na partida contra o Sport, na 28ª rodada. Martinelli sente dores no pé direito e Kleber teve contratura muscular na coxa direita. O zagueiro estava suspenso e já havia desfalcado a equipe na vitória sobre o Vila Nova, na última rodada. Kleber enfrentou os goianos e deu passe para dois gols. No entanto, voltou a sentir dores e foi vetado.

Márcio Araújo fez mistério e não confirmou os substitutos de Martinelli e Kleber. Eli Sabiá e Revson concorrem a uma posição na zaga e Ailton deve entrar no meio. Antônio Flávio volta de suspensão.

Marcação dá confiança ao ataque, diz Ricardo Conceição

Personagem frequente nas escalações desde que Márcio Araújo passou a comandar o São Caetano, Ricardo Conceição virou titular absoluto já que o técnico opta por jogar com três volantes e avalia que o aperto na marcação tem sido o diferencial para que o São Caetano melhore o rendimento ofensivo. Nos últimos três jogos a equipe marcou nove gols, sendo três no empate com a Portuguesa, três na vitória sobre o Sport (3 a 1) e os 3 a 0 sobre o Vila Nova.

No entanto, o Azulão precisa melhorar mais no quesito defesa, admite o volante. É que a equipe sofreu 45 gols e tem saldo negativo de um. "Todos os times têm feito essa proteção maior à defesa. A gente também passou a pegar mais e acredito que tem dado mais tranquilidade para o time buscar o ataque", afirmou.

Embora seja um dos melhores mandantes na Série B - perdeu apenas um dos 14 jogos em casa -, Conceição não acredita que o ASA vá se atirar para cima do São Caetano. "Apesar de ainda estarmos na zona de rebaixamento, eles certamente têm acompanhado nossa recuperação (o Azulão não perde há seis jogos) e serão mais cuidadosos. Acredito que agora as outras equipes estão nos respeitando mais. Quando se está lá embaixo e não reage, os adversários já acham que computaram três pontos", analisou o volante.

Para Ricardo Conceição, não há tática especial para derrotar o ASA, em Arapiraca. "Não tem estratégia. É fazer mais gols que eles. É um adversário difícil, mas trabalhamos bem durante a semana e temos condições de superá-los", disse otimista.

Quase rebaixado, Duque de Caxias vence a segunda

Embora já esteja praticamente rebaixado, o Duque de Caxias tenta se despedir da Série B do Brasileiro com dignidade. O time conseguiu ontem, em casa, a segunda vitória na competição ao aplicar 1 a 0 no ABC e chegou aos 15 pontos. Como faltam apenas oito jogos para o encerramento, mesmo que vença todos chegaria a 39, a mesma pontuação do time potiguar, que continua na 12ª colocação.

Em Recife, o Bragantino empatou com o Sport (1 a 1) e impediu que o adversário retomasse a quinta colocação, hoje com o Boa Sport. Com o resultado, o Sport segue em sexto, com 45, e o Bragantino em sétimo, com 44. Na outra partida, o Criciúma derrotou o Salgueiro e subiu para a oitava, com 44 pontos. A equipe pernambucana segue em 19º, com 25.

A rodada segue hoje com outros cinco jogos, com destaque para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;