Internacional Titulo
Viver com fumante quadruplica fumo passivo, diz estudo
Por Do Diário OnLine
10/01/2002 | 11:53
Compartilhar notícia


Estudo desenvolvido por cientistas do Fundo de Pesquisa Imperial de Câncer da Grã-Bretanha mostra que pessoas que moram com quem fuma de 15 a 19 cigarros por dia ficam quatro vezes mais expostas ao fumo passivo em relação às que não vivem com fumantes.

Para a pesquisa, foram examinados os níveis de cotinina (subproduto da nicotina) no sangue de mais de 9 mil não-fumantes e de seus companheiros. Entre as pessoas não expostas ao fumo dentro de casa, as taxas aumentaram de 0,31 nanograma por mililitro de plasma. Já para quem conviviam com fumantes tinham taxa de 1,25.

Já aqueles que conviviam com quem fumava mais de 30 cigarros por dia tinham níveis de 1,99 nanograma da substância por mililitro, seis vezes mais que aquelas que não eram fumantes passivas em casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, homens não-fumantes sofrem uma exposição à fumaça do cigarro em torno de um terço maior que as mulheres.

"Parece não haver dúvida de que a casa é agora a maior fonte de exposição de não-fumantes ao fumo", afirmou o professor Martin Jarvis, que conduziu as análises, segundo informações da Reuters. "Essas descobertas são muito preocupantes, já que um grande número de pessoas está sendo exposto a um risco maior de câncer de pulmão e outras doenças ligadas ao fumo, mas provavelmente não têm poder para fazer algo contra isso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;