Memória Titulo
A Missa dos Marianos. E a lembrança de Dalvino Battistini

Ano a ano, sempre em maio, Dalvino nos procurava para divulgar a Missa dos Marianos da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ano a ano, sempre em maio, Dalvino nos procurava para divulgar a Missa dos Marianos da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo. A missa se repetirá amanhã, domingo, às 10h30, e será celebrada pelo padre Romano Bevilacqua, precursor da celebração quando da sua primeira passagem pela Matriz, há quase 60 anos.

Com a partida de Dalvino, e sem o seu lembrete, deixamos de falar desta missa festiva, que nunca deixou de ser realizada. Um encontro casual com a mulher de Dalvino nos fez reviver todos aqueles avisos e todas aquelas fotos que Dalvino divulgava nessas ocasiões. Fotos dos Marianos da Matriz.

E não é que Dalvino deixou muitas fotos inéditas, agora recuperadas em computador por um dos seus filhos, Luciano, e identificadas pela própria mulher.

Hoje publicamos duas dessas imagens. São jovens marianos de São Bernardo. Num domingo, entre 1955 e 1958, resolveram percorrer arredores e pontos conhecidos de São Bernardo. O passeio foi realizado em bicicletas, meio individual de transporte muito comum na cidade.

E por que dizemos entre 1955 e 1958? É que em 1955 já estava pronto o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, um dos pontos fotografados; e, em 1958, faleceu um dos jovens marianos que compõe as fotos, num acidente de ônibus na Estrada Galvão Bueno em que, coincidentemente, viajava este repórter, então com oito anos de idade rumo à quermesse do Batistini.

Dalvino Battistini deixou outras fotos. E são tão lindas todas as imagens que não esperaremos maio de 2010 e a próxima Missa dos Marianos para publicar. O que é bom e Memória deve ser mostrado logo. Portanto, acompanhem-nos.

Quermesse do Rudge

Toda religiosidade do histórico bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, está presente na quermesse que se realiza há pelo menos 80 anos. O pesquisador Alex Hessel Maganha chama a atenção para a imagem de São João Batista, que já estava presente em 1961 na capela do bairro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de maio de 1979

Manchete - Consórcio de carros terá prazo reduzido para 26 ou 24 meses

Imprensa - Encerrada a greve dos jornalistas.

Editorial - Sequelas da greve não se apagarão tão cedo

Polícia - Criança espancada e morta pela mãe em Ribeirão Pires.

EM 30 DE MAIO DE...

1959 - Casam-se os jovens José Antonio de Lima e Zulmira Maria de Lima, que sempre moraram no Jardim Stela, em Santo André, e participam da comunidade local das igrejas São Jorge e Nossa Senhora do Paraíso. José e Zulmira acompanham há anos esta coluna Memória e têm muitas histórias a contar ligadas à comunidade local. Queremos ouvi-las e divulgá-las.
Notícias transmitidas por Afonso Lima, um dos filhos.

1959 - Falece Cristiano Angeli, benfeitor e primeiro presidente da comissão de obras da igreja matriz do bairro Assunção, em São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

1898 - Surgimento do povoado de São Joaquim da Barra, que já se chamou Jussara, São Joaquim de Oiçaí, São Joaquim de Nuporanga, Capão do Meio e São Joaquim. É município desde 1917.

1937 - Instalação de Valparaíso como município.

HOJE

Dia da Organização dos Estados Americanos, Dia do Ferroviário, Dia das Bandeirantes, Dia do Decorador e da Decoração, Dia do Geólogo e Dia do Seresteiro.

SANTOS DO DIA

Batista Varani, Fernando III, Joana D'Arc e José Marello.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Verdades e mentiras sobre o Brasil grande: em muitas coisas o País é o maior do mundo e recordista; em outras, só folclore. Um exemplo: o Maracanã não é o maior estádio do mundo. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. De volta às Diretas Já. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Carlos Gonzaga, O Amor que Perdi (versão de Fred Jorge; Roberto Carlos, Negro Gato (de Getúlio Côrtes); trilhas da TV dos anos 1960: Família Adams e Superman. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

MUSEU DO RÁDIO

WESTINGHOUSE. 1946. EUA.
Rádio portátil imitando
uma geladeira: brinde para
quem comprasse
uma geladeira da marca.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;