Tecnologia Titulo
Bluetooth: entenda como funciona a tecnologia
Da Redação
Do 33Giga
04/08/2021 | 13:18
Compartilhar notícia


A tecnologia bluetooth oferece soluções completas e adequadas para atender às necessidades cada vez maiores de conectividade sem fio – streaming de áudio, transferência de dados, redes de dispositivos e serviços de localização. É uma das mais utilizadas no mundo, de acordo com o Bluetooth Special Interest Group.

Leia mais:
Dia dos Pais: dicas para prevenir problemas nas compras online
Para sair do comum: cursos online para presentear os pais

Espera-se que haja em torno de 6 bilhões de dispositivos com tecnologia bluetooth habilitados em todo o mundo até o ano de 2025. Apesar de popular, muitas pessoas não sabem qual é o princípio de funcionamento desse padrão de conectividade.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Tecnologia bluetooth: como funciona

Everson Denis, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que a tecnologia bluetooth de conectividade sem fio é dividida em 2 tipos. A rádio “Bluetooth Classic” é de baixa potência e transmite dados em 79 canais na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4 GHz.

A outra rádio, “Bluetooth Low Energy (LE)”, opera com energia muito baixa e transmite 40 canais na banda de frequência ISM não licenciada de 2,4 GHz. O especialista reforça que esse tipo de conexão é segura – até mesmo em relação a outras alternativas, como wi-fi.

“Mas, assim como qualquer tecnologia sem fio, ela apresenta vulnerabilidades, tais como Bluejacking, Bluebugging, Bluesnarfing, entre outros”, diz Denis. “Como o bluetooth opera em distâncias menores que as de wi-fi, por exemplo, isso dificulta a interceptação do sinal.”

Aumente a segurança usando bluetooth

Veja algumas de Denis para evitar problemas de segurança no bluetooth:

  • Não conecte seu dispositivo a equipamentos desconhecidos ou na presença de outro aparelho eletrônico habilitado para bluetooth;
  • Desative quando não estiver usando-o e desative os recursos de bloqueio inteligente no PC e no telefone;
  • Use dispositivos que tenham autenticação para emparelhar e altere o código do fabricante para um código PIN que só você conheça.

Como a tecnologia bluetooth opera em 2,4GHz, ela está sujeita a interferências com dispositivos operando na mesma frequência. Os principais exemplos são fornos de micro-ondas, equipamentos wi-fi, teclados e mouses sem fio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;