Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 24 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Paulo Serra coloca Pedro Seno em Finanças, no lugar de Salvo Melo

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Presidente do PSDB municipal deve ir para Comunicação, assumindo função vaga desde a saída de Luciana Patara


Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC

27/07/2021 | 23:44


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), formalizou mudança no alto escalão do governo, e tirou Edson Salvo Melo (PSDB) da função de secretário de Finanças. O cargo do tucano será ocupado por Pedro Seno, que vai acumular o posto com a atividade já exercida de titular da pasta de Inovação e Administração, tendo em vista plano do governo de fusão entre os setores. Já Salvo Melo deve ser alocado como superintendente da Unidade de Comunicação e Eventos a partir de segunda-feira.

A troca, na verdade, antecipa a proposta de reforma administrativa ainda arquitetada pelo Paço. De acordo com informações, a pasta de Finanças será desmembrada, após projeto em elaboração passar pelo crivo da Câmara. A parte econômico-financeira – se separaria de orçamento e controle interno, por exemplo, enquanto o departamento de receita está em análise – ficaria sob a alçada da Secretaria de Administração, portanto, tornando-se mais robusta. As portarias com as modificações administrativas – saída de Salvo Melo de Finanças e entrada de Seno no lugar – foram publicadas ontem no Diário Oficial.

Presidente do tucanato andreense, Salvo Melo assumiria assim o lugar de José Police Neto (PSD), que volta a ficar exclusivamente como superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos. No governo Paulo Serra, as unidades têm status de secretaria, embora com estrutura avaliada mais enxuta. A área de Comunicação estava vaga desde o desligamento da publicitária Luciana Patara, no mês passado. Police, ainda assim, agregaria à sua pasta outro fragmento de Finanças, a parte de orçamento.

O departamento de controle interno, também vinculado à Finanças, conforme avaliação interna do estudo, pode integrar a nova estrutura de uma controladoria-geral do município, a ser criada nos moldes da vigente na Capital e em São Caetano. A proposta é analisada, no entanto, desde o início do mandato anterior do tucano.

A ideia inicial da gestão tucana era fundir as unidades de Planejamento e Assuntos Estratégicos com a de Comunicação e Eventos, de acordo com relato do próprio chefe do Executivo, mas a alteração não se confirmou por ora.

Salvo Melo ficou pouco mais de dois anos no cargo à frente caixa do governo. É homem de confiança da cúpula do Paço. Não por acaso foi escolhido para comandar o PSDB municipal, em abril de 2019, com apoio do grupo político do prefeito. Ele assumiu o posto no secretariado logo na sequência. Discreto e considerado coringa, exerceu – antes de ser alçado ao primeiro escalão – o cargo de diretor de projetos especiais na Secretaria de Educação. O atual convite teria ocorrido na semana passada. A estratégia do deslocamento seria utilizar a experiência intersecretarias.

Seno, por sua vez, tem ganhado terreno no governo de Paulo Serra, e a nomeação dele para a pasta de Finanças, mesmo que, inicialmente, de forma provisória, corrobora com as movimentações de bastidores. Quadro técnico, com formação em políticas públicas, ele já ocupou durante o primeiro mandato do tucano as funções de superintendente do setor de Planejamento e Assuntos Estratégicos e a direção do IPSA (Instituto de Previdência de Santo André).



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;