Setecidades Titulo Frio
Cidades realizam 228 abordagens e abrigam 96 que vivem nas ruas

Prefeituras intensificaram ações entre segunda e ontem; temperatura pode chegar a 5ºC amanhã

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
30/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Pacheco / PMSCS


Com a frente fria que chegou ao Grande ABC derrubando as temperaturas ontem, as sete cidades reuniram forças para minimizar os riscos à população de rua, realizando desde a noite de segunda-feira 228 abordagens e abrigando 96 moradores em situação de vulnerabilidade – os demais atendidos não aceitaram acolhimento.

A ação se deu depois que meteorologistas anunciaram que os termômetros chegariam ontem a marcar mínima de 6ºC, sendo o primeiro dia de inverno mais rigoroso na região – hoje a temperatura mínima segue a mesma. A sensação de tempo gelado deve castigar a população do Grande ABC pelo menos até o fim desta semana, podendo chegar a bater a mínima de 5ºC amanhã.

Conforme dados das prefeituras, Santo André realizou 36 abordagens, sendo que 21 pessoas que viviam nas ruas aceitaram o acolhimento. Até o fim da noite de segunda-feira o total de indivíduos nos abrigos da cidade era de 71, com a taxa de 75% de ocupação. Para os que não aceitam passar a noite nos albergues, são distribuídos kits com lanche, roupas, cobertores, além de máscaras de proteção. Os abordados realizam higienização com álcool gel e são informados sobre o coronavírus e a importância de evitar aglomerações e manter a higiene em dia, além dos cuidados com o frio.

Em São Bernardo 78 pessoas em situação de rua foram abordadas entre segunda-feira e ontem. Do total, 18 aceitaram acolhimento nos abrigos ofertados pela administração.

São Caetano informou que realizou 35 atendimentos, porém, mesmo com a sensibilização e com o frio intenso, nenhum dos moradores de rua aceitou acolhimento. Já em Diadema, todas as 23 pessoas atendidas nas ruas concordaram em passar a noite em um dos dois abrigos disponíveis.

Em Mauá, 18 pessoas foram acolhidas das 36 abordadas. Ribeirão Pires levou um dos cinco abordados para o abrigo, e Rio Grande da Serra abrigou 15 munícipes.

VACINAÇÃO
A Prefeitura de Santo André começou a vacinar ontem as pessoas em situação de rua da cidade contra a Covid-19. Esses munícipes estão recebendo a vacina da Janssen, que oferece imunização em dose única, garantindo proteção para este público sem a necessidade de uma segunda dose. Neste primeiro momento, 200 moradores de ruas serão beneficiados com a imunização.

Em Mauá a vacinação para moradores de rua foi iniciada na última quinta-feira, com a busca ativa de todos aqueles que têm acima de 18 anos, cadastrados ou não nos serviços de atendimento.

As demais cidades ainda não anunciaram imunização específica para esse público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;