Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 20 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

50 milhoes de latas sao recolhidas na França


Do Diário do Grande ABC

16/06/1999 | 10:29


A suspensao provisória da comercializaçao das latas dos produtos da Coca-cola, incluindo Coca-Cola Light, Sprite e Fanta, vendidas na França, anunciada esta terça-feira, em Paris, bloqueia 50 milhoes de latas, afirma a secretária para o Consumo da França, Marylise Lebranchu, numa entrevista publicada esta quarta-feira pelo jornal Le Parisien.

``Pedi ao setor da grande distribuiçao, mediante uma ordem ministerial, que a partir desta noite (terça-feira à noite) que esses produtos sejam retirados da venda'', explicou Lebranchu, que precisa que ``todos os outros produtos Coca-Cola que nao sao vendidos em lata nao estao afetados pela medida''.

A Coca-Cola francesa assegurou esta quarta-feira que está disposta a colaborar ``ativamente (...) para dissipar o mais rapidamente as dúvidas'' da opiniao pública e das autoridades sobre suas latas.

A secretária de Estado afirma que os resultados das análises devem ser conhecidas ``muito em breve, talvez no final da semana''.

Quanto à fonte da contaminaçao, Lebranchu se mostra pouco convencida pelas explicaçoes dadas pela direçao da Coca-Cola, que disse na terça-feira que o ``odor exterior'' de algumas latas tem como origem um produto de tratamento para madeiras.

``A explicaçao do fungicida sobre as prateleiras de transporte, que nos deu a direçao da Coca-Cola, nos surpreende'', afirma a autoridade francesa.

``Nao entendo como um fungicida jogado sobre uma lata pode contaminar de tal modo os consumidores, sobretudo quando sao descritos os sintomas em alguns pacientes'', afirma ela.

Por sua vez, a Coca-Cola francesa ``trabalha ativamente com os serviços da secretaria de Estado para o Consumo, para dissipar o mais rapidamente possível as dúvidas'' sobre as latas de bebida da companhia, disse a filial francesa do grupo norte-americano.

``Nosso controle de qualidade é reconhecido por sua rapidez e segurança. Inclusive recebemos o prêmio de ouro de controle de qualidade, recentemente'', disse um porta-voz da Coca-Cola França.

``Coca-Cola se coloca à disposiçao para prestar todas as informaçoes em seu poder, para permitir que as latas voltem logo ao mercado'', disse o porta-voz da empresa. ``A espera de uma definiçao, pedimos a nossos consumidores que aguardem um pouco, antes de beber as latas de Coca-Cola que têm em suas casas'', de acordo com as recomendaçoes das autoridades, afirmou.

Segundo ele, o problema só aconteceu na fábrica de latas de Dunkerke, no Norte da Bélgica, mas o perigo é que a produçao belga tenha chegado também à França, por causa da livre circulaçao de mercadorias hoje na Europa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;