Política Titulo Mauá
Após pressão, Sama decide incluir Sindserv em debate sobre PDV

Governo iniciou negociação direta com servidores sobre plano de demissão

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
27/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Depois de pressão do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Mauá, a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) decidiu incluir a entidade nas negociações com os funcionários sobre o PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto pela autarquia. A empresa municipal foi enquadrada pelo sindicato por decidir tratar o tema diretamente com os servidores e preterir a entidade.

O PDV aberto pela Sama faz parte do processo de concessão dos serviços de distribuição de água à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O Sindserv, porém, quer garantir que as duas companhias assegurem diversas contrapartidas à adesão ao plano, como a extensão da manutenção do convênio médico por dois anos aos servidores que se desligarem. Outra reivindicação é para que seja ampliado de um para dois salários a serem recebidos pelo servidor por ano trabalhado na autarquia para fins de indenização.

Presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo alertou que a negociação direta entre servidores e Sama coloca em risco a garantia dos direitos. “Nós não vamos homologar um PDV sem a participação do sindicato (nas negociações)”, avisou o dirigente, ao emendar que a entidade cogita questionar na Justiça qualquer acordo celebrado individualmente.

Atualmente, a Sama possui cerca de 200 trabalhadores na ativa. De acordo com o Sindserv, pelo menos 30 já encaminharam intenção em aderir ao PDV. O programa integra processo de ingresso da Sabesp na cidade, cujo acordo foi assinado no início do ano após anos de negociação. Os custos com o PDV, segundo contrato assinado pelo governo do prefeito Atila Jacomussi (PSB), ficarão a cargo da empresa paulista.

Os planos da gestão Atila são de redesenhar as atribuições da Sama após o processo de transição dos serviços de abastecimento com a Sabesp. A intenção é a de que a autarquia municipal atue no ramo de resíduos sólidos, nos mesmos moldes do processo conduzido com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) – o município assinou acordo de concessão com a Sabesp há um ano.

Questionados, o Paço e a Sama não se manifestaram sobre o assunto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;