Setecidades Titulo
Postos de saúde de Sto.André começam a agendar consultas
Por Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
10/03/2005 | 14:46
Compartilhar notícia


A partir de quinta-feira, o agendamento de consultas com médicos especialistas e de exames em Santo André poderá ser feito pessoalmente nas 29 unidades de saúde do município. O novo sistema vai substituir o atendimento da central telefônica 0800, implementado em 2002 e severamente criticada pela população por causa das dificuldades de contato. A reclamação era de que o telefone estava sempre ocupado.

A central de agendamento por telefone continua funcionando até o fim deste mês, mas marcará apenas procedimentos ainda disponíveis para o mês de março. Os atendentes também darão informações sobre o novo procedimento. O agendamento para o mês de abril deve ser feito necessariamente nas unidades.

O interessado no agendamento deverá procurar o endereço mais próximo da residência. As 10 mil vagas mensais na rede municipal – 6 mil consultas e 4 mil exames – serão distribuídas entre as unidades, de acordo com o tamanho e o número de pacientes que atende. Com o novo sistema de agendamento, a Secretaria de Saúde de Santo André espera atender maior número de usuários, que hoje tentam e não conseguem sequer o contato por telefone. Por esse motivo, não há informações precisas sobre quantos pacientes ficam sem atendimento na cidade, nem qual o tempo que levam para conseguir uma consulta médica.

O atendimento nas unidades vai ajudar a dimensionar a real demanda da rede municipal de saúde. Com o 0800, quem não conseguia vaga precisava ligar novamente no mês seguinte. Não foi feito cadastro nem lista de espera. Com o novo serviço, o paciente que não conseguir o agendamento ficará cadastrado e será encaixado assim que a vaga surgir.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;