Setecidades Titulo
Alimentos caseiros podem ganhar selo de qualidade
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
12/08/2005 | 07:57
Compartilhar notícia


Os pequenos produtores já podem obter um selo de qualidade para os alimentos caseiros. É que o CVS (Centro de Vigilância Sanitária) do Estado regulamentou a produção artesanal de alimentos de origem vegetal, como geléias, bombons, massas e bolos. A medida beneficia pequenos produtores, que hoje comercializam produtos artesanalmente, e também os consumidores, que terão a garantia de qualidade na hora da compra do produto caseiro.

A primeira medida para quem quiser receber a certificação da vigilância sanitária, seja municipal ou estadual, é participar de um curso de Boas Práticas de Fabricação que dê noções de microbiologia, manipulação de alimentos e legislação sanitária. Os certificados deverão começar a ser emitidos a partir de outubro. O CVS firmou parceria com o sistema Senai/Sebrae para que os interessados possam fazer o curso em escolas do Senai. O curso já é oferecido em três unidades do Senai – Barra Funda, Campinas e Marília. A proposta é expandir a iniciativa para todo o Estado nos próximos meses.

O diretor de Alimentos do CVS, William César Latorre, disse que podem receber a licença pessoas físicas, produtores rurais ou pessoas jurídicas que tenhammicroempresa. Os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária da cidade onde moram ou a vigilância estadual. A concessão da licença é feita sem cobrança de taxas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;