Memória Titulo
Prefeitos ganham galeria em Santo André

Ademir Médici
Do Diário do Grande ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/04/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Santo André ganhará no início de maio uma galeria em homenagem aos seus prefeitos. Ela deverá funcionar no térreo 1 do Paço Municipal, no saguão em frente à praça de atendimento ao público.

Aparecerão fotos e dados biográficos de todos os prefeitos, o que inclui os três integrantes do Conselho de Intendência nomeados em 1890, dentre os quais Giuseppe (José) Dal Zotto, cujo nome esta coluna vem apontando há 20 anos como aquele que ocupou pela primeira vez um cargo semelhante ao do atual prefeito na região.

Também são relacionados e biografados todos os intendentes - denominação dada aos prefeitos no início da República.

Ficamos particularmente felizes ao ver entre os prefeitos da galeria o nome do marceneiro Armando Mazzo, primeiro prefeito eleito diretamente em Santo André, em 9 de novembro de 1947, e que não foi empossado. Até a primeira gestão do prefeito Celso Daniel (1989-92), o nome de Armando Mazzo e dos candidatos de Prestes eram ignorados pelo Poder Público.

Os levantamentos foram feitos pela historiadora Suzana Cecília Kleeb, do Museu de Santo André, e também poderão ser vistos no site da Prefeitura. Trata-se do mais completo trabalho do gênero até hoje realizado e com a sua divulgação espera-se encontrar fotos de alguns prefeitos cujos retratos não são conhecidos.

Uma destas lacunas é preenchida por esta coluna Memória, que hoje volta a publicar as imagens do prefeito Ítalo Stefanini em dois momentos: quando foi prefeito (retrato feito pela artista plástica Márcia Voltolini com base em foto quase apagada que descobrimos) e na velhice.

Uma segunda lacuna poderá ser preenchida nos próximos dias: temos a vaga lembrança de já ter publicado a foto do prefeito-substituto Henrique Pinto Artacho. Vamos procurá-la.
O Museu de Santo André procura pelas fotos dos seguintes prefeitos: Francisco José da Silva e Giuseppe Dal Zotto (do Conselho da Intendência), Luiz Pinto Flaquer Júnior (intendente), Estácio Pessoa e Justino Paixão (prefeitos nomeados) e Henrique Pinto Artacho (prefeito substituto).

A idéia da Galeria de Prefeitos partiu do próprio prefeito João Avamileno, que presidirá o ato de inauguração de hoje. O projeto foi acompanhado pessoalmente pela nova secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Simone Zárate.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA

Mituo Yokota (Mauá, 13/9/1942) - Diretor e sócio-fundador da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Mauá. Faz parte da comissão mista dos festejos do centenário da imigração japonesa ao Brasil, em Mauá.

Seus pais vieram do Japão. O pai, Masafusa Yokota, é natural da província de Gumma e chegou ao Brasil em 22 de julho de 1934. A mãe, Masa Yokota, veio da província de Shizuoka e desembarcou no porto de Santos em 29 de agosto de 1936. Casaram-se em Mauá no dia 11 de janeiro de 1938. Dedicaram-se à lavoura local e tiveram oito filhos, todos nascidos em Mauá.

Mituo fez carreira profissional em quatro empresas: Porcelana Real (1957 a 1961), W. Wenzel Indústria e Comércio de Máquinas (1961 a 1964), Mil Montagens Industriais (1965 e 1966) e Volkswagen, onde se aposentou como ferramenteiro (1967 a 1986). Atualmente, mantém o escritório imobiliário Ecco Braz, na Rua Japão, 116, em Mauá.

Casado com Ana Yokota desde 1967, tem dois filhos: Marcos Hideki e Vivian Fujie, além do neto Bruno Luís.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 29 de abril de 1978

Manchete - Cr$ 1.560 é o novo salário-mínimo

EM 29 DE ABRIL DE...

1958 - Fundada a Sociedade Amigos da Vila Santa Terezinha, em São Bernardo.

HOJE

Dia da JOC (Juventude Operária Católica).

SANTOS DO DIA

Antonia, Catarina de Sena e Pedro de Verona.

EDUCAÇÃO
O filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortella proferirá palestra hoje, das 19h30 às 21h30, no Centro de Formação de Professores de Santo André: Educação como oportunidade ao êxito. Cortella foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo e trabalhou com Paulo Freire. Informações: centrodeformacao@santoandre.sp.gov.br.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

SANTO ANDRÉ
SUELI APARECIDA DE CASTRO REIS, 49. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
ISAURA DIAS VIEIRA, 91.
Anteontem. Cemitério Vila Pires.
JOSÉ MENDES DA ROCHA, 79. Anteontem. Cemitério de Mococa (SP).
MARIA DE LOURDES GUERRA, 44. Ontem. Cemitério Curuçá.
MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA, 90. Anteontem. Cemitério Curuçá.
ÉLVIO LUIZ PANDOLFO, 58. Ontem. Cemitério Bairro dos Casa.
GUIOMAR MARTINS DA SILVA, 80. Ontem. Cemitério Santa Lídia, Mauá.

SÃO BERNARDO
JOSÉ ROBERTO GODÓY, 67. Anteontem. Cemitério de Araraquara (SP)
CARLOS MUNIZ, 86. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina.
JOSÉ PEREIRA BOTELHO, 62. Anteontem. Cemitério Bairro dos Casa.
HÉLIO FIDÉLIS DE SOUZA, 64. Ontem. Cemitério Bairro dos Casa.

SÃO CAETANO
LUIZ GONZAGA DE BARROS, 90. Anteontem. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA
JOSÉ JORGE ARAÚJO DE OLIVEIRA, 41. Anteontem. Cemitério Municipal.
GERALDO AUGUSTO PUREZA, 66. Anteontem. Cemitério Municipal.
JOSÉ VERÍSSIMO DE QUEIRÓS, 79. Anteontem. Cemitério Vale da Paz.
HELENA PEREIRA DA MOTA, 61. Anteontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ
DARCI FERREIRA DA SILVA ARAÚJO, 65. Anteontem. Cemitério Municipal de Getulina (SP).
DEODÁCO PEREIRA DE OLIVEIRA, 71. Anteontem. Cemitério Curuçá.
MARIA ANGELINA DA COSTA, 87. Ontem. Cemitério Santa Lídia.
DIVA PEREIRA LIMA, 63. Ontem. Cemitério Curuçá.
LUIZ SEVERINO SOARES DA SILVA, 62. Ontem. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
BELARMINA GOMES CATARINO, 89. Anteontem. Cemitério São José.

RIO GRANDE DA SERRA
LUIZ YOSHIAKAI ITO, 56. Anteontem. Cemitério São Sebastião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;